24.9 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio 2024

“Palavras que Transformam”, conheça o novo livro de Cacau Marques

"Palavras que Transformam" é uma novidade da Mundo Cristão, de autoria de Cacau Marques, pastor da Igreja Batista Vida Nova

“É isso que a Escritura efetua na vida de pecadores como nós: transformação”, explica o autor, conhecido pelo podcast Bibotalk, sobre o lançamento

Por Carolina Leão

A editora Mundo Cristão publicou, neste mês de junho, o livro “Palavras que Transformam”, escrito pelo pastor da Igreja Batista Vida Nova Cacau Marques, conhecido pela participação no podcast Bibotalk. O livro é fruto de uma série de podcasts, também da editora. Há 2 anos, a Mundo Cristão convidou Cacau Marques a gravar um podcast com base nos textos da “Bíblia 365” (uma edição especial das Escrituras desenvolvida para facilitar a leitura diária da Bíblia inteira), com o nome de “Podcast 365”. A compilação desse projeto deu origem ao livro. 

A obra “Palavras que Transformam” apresenta reflexões bíblicas unidas sob uma perspectiva “relacional” de se enxergar as Escrituras, ou seja, a partir da ótica do relacionamento da humanidade com Deus. 

Relacionamento com Deus

Com base nesse aspecto, o autor esclareceu à Comunhão o que busca transmitir: “No Novo Testamento, encontramos um grupo de dedicados estudiosos das escrituras que não conseguem reconhecer Jesus como o Messias. Isso já indica a possibilidade de estudarmos as escrituras com dedicação e falharmos em ver a própria divindade entre nós. O segredo, obviamente, não é estudar menos a Bíblia, mas retomarmos a noção do encontro transcendental com Deus através da sua Palavra”, explica Cacau Marques.

- Continua após a publicidade -

Ainda nesse sentido, o escritor traz um exemplo bíblico em que esse tipo de visão a respeito de Deus se aplica. “João parece ter essa expectativa sobre seu Evangelho. Ele é o único que conta a história de Tomé, quando Jesus diz “bem-aventurados os que não viram e creram”. Logo em seguida, o evangelista diz “muito mais poderia ser escrito sobre o que Jesus fez, mas isso que escrevi é para que vocês creiam e tenham a vida eterna”. Veja, Jesus disse para Tomé que há uma bem-aventurança em crer nele mesmo sem vê-lo. Depois, João diz que podemos crer em Jesus a partir do texto do seu evangelho. É como se nas palavras da Escritura tivéssemos um encontro pela fé ainda mais especial do que o encontro encarnado que Tomé teve”, ilustra. “É essa noção que creio ser importante, a do milagre do encontro com Deus cada vez que nos voltamos com fé para a sua Revelação Escrita”, complementa o autor.

A mensagem por trás do título

O aspecto dinâmico e de aplicação na vida cotidiana, como a ideia de relacionamento propõe, é central nessa leitura, indo mais além da explicação de textos. “Acredito que o leitor encontrará nessas páginas certo conteúdo explicativo; uma indicação do significado de certos textos e seu lugar na mensagem da bíblia toda. Mas a ideia não é ser apenas isso. A nossa intenção é a de direcionar esse conhecimento para a vida mesmo, indicando como podemos viver pelas palavras que lemos”, afirma Cacau Marques. “Por isso o título é ‘Palavras que Transformam’, porque é isso que a Escritura efetua na vida de pecadores como nós: transformação”, explica o autor.

Experiência do autor

Essa ótica é algo que o autor também construiu em determinado comento da sua vida. “Durante um tempo da minha vida, eu tentei tomar a bíblia como o livro-texto de um conhecimento religioso específico. Ou seja, eu pensava que ela existia apenas para conhecermos a respeito de Deus e não para conhecermos Deus mesmo. Isso me levou a uma crise de fé profunda, pois meu relacionamento não era com o Deus Vivo, mas com um personagem de um livro”, conta.

“Compreender que Deus fala conosco quando lemos a sua Santa Palavra foi um renovo espiritual para a minha vida. Creio que essa é a diferença entre um conhecimento puramente literário das escrituras e uma relação com Deus através de Sua Palavra”, completa. 

Estrutura do livro

"Palavras que Transformam", conheça o novo livro de Cacau Marques
Foto: Divulgação

O livro é dividido em 25 capítulos. Os textos seguiram o padrão do podcast: um texto por quinzena. Com relação ao conteúdo escolhido, houve uma seleção do autor com base em sua familiaridade com os temas. O autor explica: “Eu tive liberdade de escolher quais textos eu gostaria de abordar dentro de cada período. Escolhi aqueles que julgava terem tido mais impacto na minha própria vida. É claro que muitos ficaram de fora. A Bíblia é infinitamente rica em sabedoria e graça. Mas creio que encontramos uma boa coletânea dos textos bíblicos para aprofundamento da nossa relação com Deus”.

Como é um relacionamento adequado com Deus?

Para o pastor Cacau Marques, o relacionamento ideal com Deus é aquele construído sobre o entendimento de que somos pecadores perdoados por um Deus santo e amoroso. “Crescemos no relacionamento com Deus quando percebemos o tamanho da nossa carência dele e o tamanho de sua Graça. Nós habitamos o espaço que existe entre a feiura do nosso pecado e a beleza do perdão divino. É nessa relação de perdão que caminhamos com o nosso Senhor em amor e liberdade”, conclui. 

O livro já está disponível para venda nas livrarias virtuais e físicas.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -