28.3 C
Vitória
sexta-feira, 21 janeiro 2022

Origem da pizza

A pizza é o prato mais popular da Itália, com uma grande variedade de sabores e coberturas

Apesar da origem egípcia da massa, foram os napolitanos, mais precisamente na península da Etrúria, que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à pizza, servindo-a em fatias dobradas como um sanduíche.

Quem podia colocava queijo, pedaços de linguiça e ovo, incrementando a cobertura. A novidade se espalhou por toda a Itália e caiu no paladar da corte de Nápoles. Em 1830, Rafaelle Esposito criou a primeira pizza com formato circular para servir à rainha Margherita, sendo esta coberta com queijo branco, tomate e manjericão, formando assim as cores da bandeira italiana.

O êxito fez dele um bem-sucedido comerciante que produzia e vendia um alimento aperfeiçoado da popular massa de pão, coberta com torresmos, azeitonas e queijo que abastecia as mesas das famílias mais pobres: a pizza.

A pizza é o prato mais popular da Itália, com uma grande variedade de sabores e coberturas com diversos tipos de salames secos, defumados e queijos. Chegou ao Brasil através de navios imigrantes e se manteve exclusivamente nas colônias italianas até os anos 1950, até se disseminarem por todo o país, transformando-se assim em um dos nossos mais saborosos pratos.

Luiz Quintanilha

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se