22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril 2024

O culto pode ser virtual, mas a adoração deve ser real

culto online
O culto online é uma ótima alternativa para quem não pode ir a igreja, mas deve ser tratado com o mesmo respeito. Foto: Freepik

Assistir à programação da igreja pela internet ainda é uma prática comum, mas que exige cuidados para não se perder a espiritualidade.

Por Cristiano Stefenoni

Uma prática que começou no período da pandemia da Covid-19, mas que se tornou comum, é a transmissão dos cultos pela internet. Apesar do motivo não ser mais a quarentena, a necessidade de se ausentar da igreja por motivos de saúde ou viagem, por exemplo, tem feito da adoração online uma boa opção para ficar conectado com Deus, mesmo estando longe de Sua casa. A maioria das denominações já se adaptaram a esse serviço, mas e você, sabe como como melhor aproveitar o culto que assiste virtualmente?

Definitivamente a prática de assistir aos cultos virtuais cresceu muito no país. Só em 2020, a busca por “culto on-line” aumentou 10 mil por cento no buscador Google, segundo pesquisa da Unicamp. Além disso, 45% dos brasileiros que seguem alguma religião acompanham cultos na TV e 30% estavam praticando suas crenças apenas em casa durante a pandemia, de acordo com o PoderData.

A questão é que, pelo fato de haver comodidade em assistir à programação da igreja pela internet, corre-se o risco de esquecer que o culto é virtual, mas o Espírito Santo é real. Daí é fundamental cuidar para que a transmissão não seja um mero entretenimento, mas sim um momento dedicado a adoração. 

- Continua após a publicidade -

“Acredito que estar junto no templo, com um mesmo propósito de adoração é algo que nos faz crescer muito mais. Contudo, a presença de Deus também vai estar no sofá de casa ali com essa pessoa”, afirma a pastora Nefertiti de Freitas Gonçalves, da Igreja Sara Nossa Terra.

Comunhão preparou algumas dicas importantes para quem tem o hábito de assistir aos cultos pelas redes sociais:

  • Respeito. O fato do culto ser pela internet não significa que ele deve ser tratado de qualquer jeito. É preciso ter o mesmo respeito pela presença de Deus. Então, cuidado com o tipo de conversa dentro de casa nesse momento, as distrações, o vestuário, o ambiente, entre outros.
  • Participe. É importante ser reativo ao que está acontecendo no culto virtual. É o momento de oração? Ore. De louvar? Louve. De ler a Bíblia? Leia. De ofertar? Oferte. A adoração online não deve ser algo passivo, mas participativo.
  • Transmissão. Verifique se o sinal de sua internet é bom e os aparelhos que vai utilizar (TV, celular, computador) conseguem reproduzir o culto com qualidade. É muito ruim transmissões que travam, com falhas de conexão, imagens turvas, áudio desregulado. A qualidade do que se assiste também influencia no momento da espiritualidade.
  • Notificações. Se inscreva no canal online de sua igreja para que todas as vezes que o culto for começar você receba uma notificação te avisando.
  • Compartilhe. Uma das grandes vantagens dos cultos online é a possibilidade de compartilhar as bênçãos com pessoas de todo o mundo. Então, compartilhe o culto com seus seguidores nas redes sociais para que outras pessoas também possam ser abençoadas.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -