16.9 C
Vitória
domingo, 12 julho, 2020

PIB capixaba cresce 1,4% em relação aos primeiros trimestres de 2017

Mais lidas

Verstappen crava melhor tempo dos treinos livres do GP da Estíria

Neste domingo, a largada será às 10h10. Saiba mais!

Capixaba Natália Gaudio defende maior longevidade para atletas brasileiras

Após estar na Rio 2016, atleta quer Tóquio e não descarta Paris. Saiba mais!

Casaquistão desmente afirmações chinesas sobre novo vírus mortal

Embaixada chinesa na capital do país advertiu sobre nova doença com "índice de mortalidade superior à Covid-19"

ONU diz que pandemia pode elevar pobreza na América Latina

Em documento, ONU destaca fragilidade do sistema de saúde da América Latina

A economia do Espírito Santo apresenta resultado positivo pela terceira vez seguida no Produto Interno.

Mais um sinal de recuperação econômica no Espírito Santo. O Produto Interno Bruto (PIB) capixaba cresceu 1,4% no segundo trimestre de 2017, em comparação com os primeiros meses do ano. Os dados foram calculados pela Coordenação de Estudos Econômicos (CEE) do Instituto Jones dos Santos Neves (IJNS) e divulgados nesta segunda-feira (18). No período referente aos meses de abril a junho, o PIB nominal do Estado totalizou R$ 36,3 bilhões.

O momento é de otimismo para a economia capixaba, que registrou no fim de 2016 a maior queda do PIB dos últimos dez anos. Um recuo de 12,2% foi impulsionado pela seca prolongada e pela paralisação das atividades da Samarco. A grave crise econômica pela qual passa o país também agravou a situação do Estado.

No acumulado dos últimos quatro trimestres, a produção capixaba foi estimada pelo IJSN em R$ 137,6 bilhões. Para este ano, a estimativa é de que o PIB capixaba aumente em 2,8%. Apesar disso, a recuperação não deve ser suficiente para restaurar o desempenho de 2014. Se compararmos o período de julho de 2016 a julho de 2017 com os 12 meses anteriores, temos uma queda de 5% no PIB.

O cálculo do PIB capixaba é feito todo ano pelo IJSN em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, os resultados são divulgados com uma defasagem temporal de dois anos. Desde 2009, o IJSN passou a calcular o Indicador de PIB Trimestral, que reflete a situação econômica no curto prazo, antecedendo o cálculo do PIB anual.

DESEMPENHO DOS SETORES

A recuperação da economia do Espírito Santo teve grande influência da indústria extrativa (+7,4%), da indústria de transformação (+2,6%) e do comércio varejista ampliado (+3,2%). O setor de serviços ficou estável (0,0%), mas o resultado é positivo. Houve uma melhora em relação ao trimestre anterior, quando houve recuo (-2,6%).

A produção agrícola tem contribuído positivamente para o resultado de todas as medidas de desempenho. Há uma previsão de aumento da produção em importantes lavouras da economia capixaba em 2017. Os destaques do ano devem ser a pimenta-do-reino (+190,9%), o coco-da-bahia (+31,2%), a banana (+23,3%), o café-conilon (+18,3%), o mamão (+15,2%) e o tomate (+5,6%).

COMPARAÇÃO COM O BRASIL

A comparação do PIB capixaba com o brasileiro mostra que o Estado vem registrando um desempenho acima do que o país apresenta. O resultado brasileiro foi melhor apenas nos últimos quatro trimestres contra igual período anterior. Houve redução de -1,4% no Brasil contra -5,0% do indicador capixaba. Nas outras bases de comparação, o nosso desempenho foi mais positivo. O Espírito Santo avançou +1,6% no acumulado do ano, frente ao mesmo período do ano anterior, enquanto o nível de atividade nacional ficou estável (0,0%). Em relação ao trimestre imediatamente anterior, as variações foram de +1,4% para o Estado e de +0,2% para o Brasil.

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Amigos e artistas “Juntos pelo sertão” drive-in

Evento, que será realizado no dia 14 de julho, vai reunir artistas e preletores como Aline Barros, Isaías Saad, Gabriel Guedes, Juliano Son, Eli Soares, Hernandes Dias Lopes e outros.

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Plugue-se

Seguir os ensinos de Deus é a melhor escolha

“Se Não Fosse o Seu Amor” é o livro de estreia da empresária Larissa Pessoa, um romance que mostra que seguir os ensinos de Deus é a melhor escolha

Generosidade: O padeiro doador de pão e de fé

O dono de uma padaria no interior de São Paulo decidiu transformar a crise provocada pela pandemia de Covid-19 em uma oportunidade de ajudar quem precisa.

Fórum de Ciências bíblicas 2020: A Bíblia e a Criança

O Fórum de Ciências Bíblicas 2020, que terá temática para as crianças, será realizado nos dias 13 e 14 de agosto

Fé ativa: a base da vida cristã

O discipulado que produz cristãos que levam Deus a sério