22.7 C
Vitória
sábado, 27 abril 2024

Não orar é pecado, diz teólogo

Foto: FreePik

Para justificar, Dieudonné Tamfu destacou a passagem bíblica de 1 Samuel 12, além de assegurar que a negligência à prática significa não confiar em Deus  

Por Patricia Scott 

Não orar é um pecado grave contra Deus, segundo o teólogo Dieudonné Tamfu. Ele destacou que, apesar dos cristãos saberem que a oração faz bem para o interior humano, ainda há falha nessa prática espiritual no dia a dia.

“Embora Jesus nos diga ‘para orar sempre e não desanimar’ (Lucas 18.1), ficamos desanimados regularmente (talvez por causa da nossa falta de oração)”, afirmou o professor de Bíblia e Teologia da Bethlehem College & Seminary, no Camarões.

O teólogo explicou por que a falta de oração é considerada um pecado ao destacar a passagem de 1 Samuel 12, quando Israel rejeita o governo do Senhor e pede ao profeta Samuel que ore por eles, ao invés de clamarem por si mesmos. “Samuel vê a falta de oração como um pecado: ‘Longe de mim pecar, deixando de orar por vocês’”.

- Continua após a publicidade -

Por isso, de acordo com o teólogo, “a falta de oração é pecado porque ignora a história de Deus e o desígnio do Senhor para o Seu povo. É desígnio de Deus que dependamos dele e clamemos a ele para que possa nos salvar repetidas vezes. A história de Deus é a de coroar nossos clamores com a salvação, e o futuro não será diferente”.

Desse modo, Tamfu salientou que não orar também significa não confiar que Deus cumprirá Suas promessas, o que é pecado. “Orar é pedir a Deus que faça aquilo que ele se comprometeu a fazer. As promessas de Deus para o Seu povo motivam a oração. A oração expressa nossa confiança em Deus, que prometeu nos fazer bem. A falta de oração é uma falha em confiar em Deus e em Suas promessas. Samuel sabia que tal falta de oração seria um pecado grave”.

Ele perguntou: “Como você pode não confiar nas promessas do Deus que tem sido tão fiel e expressar essa confiança em orações?”.

Como combater a falta de oração?

Olhar para a cruz de Cristo combate a falta de oração, disse Para Dieudonné Tamfu. “A cruz expõe o nosso orgulho pecaminoso, a nossa falta de dependência de Deus. Na cruz, sabemos que nunca conseguiríamos orar o suficiente para ganhar o favor de Deus. Somos humilhados na cruz, e essa humildade é o combustível para a oração”.

Ele ensinou ainda que o cristão deve deixar a cruz de Cristo matar a falta de oração. “Quando você tiver dificuldade para orar, não olhe para si mesmo. Não espere que a culpa, um melhor planejamento ou uma determinação mais forte transformem a maneira como você ora. Olhe para Jesus”.

Assim, Tamfu orientou os cristãos a seguirem o maior exemplo bíblico de oração: Jesus. “Ele morreu pela nossa falta de oração e também deu o exemplo de como orar. Jesus orou sem cessar na Terra e continua intercedendo por nós no Céu”. Com informações Desiring God

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -