26.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

O que será da sua igreja em 2024?

Qual é a visão que você vai ajudar a construir para sua igreja cumprir a missão de Jesus?

Por Josué Campanhã

Estamos brincando de fazer atividades na igreja o ano todo ou queremos cumprir com seriedade a missão de Jesus? Diante desta pergunta, você pode chegar a duas conclusões. Primeiro, que sua igreja não tem o foco na missão de Jesus, de fazer discípulos. Segundo que dá tempo de mudar tudo a partir de 2024.

A primeira conclusão é meio dolorida, mas é para isto que servem as perguntas difíceis. A segunda conclusão é esperançosa e permite orar e planejar sua visão de futuro. É importante lembrar que as pessoas não se unem por muito tempo em torno de atividades, mas de uma visão. Qual é a visão que você vai ajudar a construir para sua igreja cumprir a missão de Jesus?

Como consequência, precisamos também perguntar: “De que forma estamos discipulando as pessoas para que elas cumpram a missão?” Há alguns dias li dois relatórios de igrejas que investiram milhares de reais e centenas de horas em atividades e cultos durante todo um ano, e, ao final, diminuíram 15% de tamanho.

- Continua após a publicidade -

Não foi porque abriram novas igrejas e enviaram pessoas para lá. Entrevistando algumas pessoas que participaram dessas igrejas o que se ouviu foi: estávamos esgotados de tantas atividades.

Bem, para isto você e sua igreja precisam tomar uma decisão. O que vamos parar de fazer e em que vamos parar de investir, para colocar o nosso foco em discipular nossa igreja e nossa cidade? Primeiro tome a decisão de que a igreja em 2024 não será a mesma.

Segundo crie um ecossistema. Fazer discípulos, desenvolver líderes e alcançar as novas gerações. Estas três coisas não são ações soltas, mas totalmente conectadas. Como desenvolver um ecossistema para tornar a igreja uma executora da missão e não uma realizadora de eventos?

Não interessa agora saber se a sua igreja é em células, grupos, em ministérios ou com um modelo próprio. Todas essas coisas são um tipo de estratégia, mas estratégia sem missão se torna apenas mais um programa da igreja.

Na igreja um ecossistema é um conjunto de ações continuadas que interagem entre si para realizar a missão de Jesus. Nenhum aperfeiçoamento de uma igreja obsoleta produzirá as mudanças de que precisamos imediatamente. A transformação de uma igreja começa com pessoas transformadas em todas as áreas da vida e só o discipulado pode fazer isto. Nenhum programa ou modelo de ministério pode fazer isto. Eles geram apenas envolvimento sem transformação.

Antes de começar qualquer coisa tenha certeza do lugar aonde você precisa chegar. Pense em processos não em programas. Quando você pensa em programas você começa com a pergunta: “O que vamos fazer para atrair as pessoas para a igreja?” O resultado é mais uma atividade.

Quando você pensa em processos a primeira pergunta é: “Como queremos que as pessoas experimentem transformação?” A segunda pergunta, ainda mais estratégica é: “Como vamos levá-las até lá?” Isto faz mais sentido à luz do que a igreja foi chamada para fazer.

O que será da sua igreja em 2024? Uma igreja com mais programas e atividades para encher a agenda das pessoas? Ou uma igreja que discipula as pessoas, para gerar transformação de vidas? Para que Deus está convidando você? Talvez você não possa mudar tudo na sua igreja, mas com certeza você pode fazer as perguntas incomodas que levarão a decisões que mudarão a história. Eu espero ouvir falar da sua história e como ela contribuirá para deixar um legado.

Para entender melhor como fazer isto sugiro o livro Planejamento Estratégico para Igrejas.

Josué Campanhã é Diretor da Envisionar, empreendedor, visionário e reconhecido como um expert em liderança e planejamento

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas