23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Como ensinar a criança no caminho em que deve andar

Aos pais que não têm experiência com a Bíblia, a indicação da especialista é comprar materiais de apoio, como Bíblias ilustradas. Foto: Freepick

Especialista ensina como iniciar o estudo da Bíblia aos pequenos, de forma atrativa e interessante

Por Cristiano Stefenoni

Qual é o melhor momento para iniciar o estudo da Bíblia com as crianças? De que forma fazê-lo? Quais recursos utilizar? Se você tem filhos, sobrinhos, netos, enteados e se preocupa com a vida espiritual deles, então é importante saber qual a sua responsabilidade nesse processo de ensino nas Escrituras e de que forma agir de modo a não criar repulsa por parte deles em relação as coisas de Deus.

De acordo com a pedagoga especialista em psicopedagogia, Glaucia Clara Korkischko, que também é diretora do Ministério da Criança e do Adolescente da Divisão Sul-Americana, antes mesmo de nascer, a mãe já pode estimular o bebê com as verdades do amor de Jesus.

“Crianças de zero a 6 anos são indicadas histórias bíblicas desde o ventre da mamãe, a fim de elas se familiarizem com as verdades apresentadas e compreenderem o amor de Jesus. Para as crianças dos 7 aos 12 anos já se realizam estudos bíblicos temáticos, com mais profundidade, que os prepara para as decisões da vida, como o batismo”, orienta a pedagoga.

- Continua após a publicidade -

Sobre as faixas etárias, a especialista diz que há vários recursos que podem ser utilizados pelos pais de modo a fixar a atenção dos filhos naquilo que é ensinado.

“Existem Bíblias ilustradas para crianças e bebês, animações com filminhos bíblicos, musiquinhas cristãs, enfim, tudo isso ajuda muito. Já para os maiores que são alfabetizados, existem materiais complementares com mais atividades, joguinhos e publicações que ajudam no aprofundamento do conhecimento bíblico. Apesar de toda a tecnologia, os recursos ainda mais utilizados são os livros em papel”, explica.

Com relação aos horários para se estudar a Bíblia com a criança, a psicopedagoga afirma que a rotina é fundamental nesse processo.

“É comprovado pela ciência que, para a formação da criança, a rotina faz bem. E isso vale para o estudo da Bíblia na formação do caráter. Ela vai aprender mais do amor de Jesus, se tornará mais confiante, e se houver rotina, esse amor e essa confiança serão solidificados na vidinha dela. E há vários autores cristãos que orientam os pais a falarem com seus filhos sobre Jesus tanto pela manhã como pela noite”, justifica.

Aos pais que não têm experiência com a Bíblia, a indicação da especialista é comprar materiais de apoio, como Bíblias ilustradas para facilitar na educação cristã. “Todo mundo ama história. Será importante tanto para ensinar a criança a saborear as histórias bíblicas como para os pais aprenderem também”, ressalta Glaucia.

Orientações para ensinar a Bíblia às crianças

  • Antes mesmo de nascer, a mãe já pode estimular o bebê com as verdades do amor de Jesus. Crianças de zero a 6 anos são indicadas histórias bíblicas desde o ventre da mamãe, a fim de elas se familiarizem com a Verdade.
  • Para as crianças dos 7 aos 12 anos é possível realizar estudos bíblicos temáticos, com mais profundidade, que os prepara para as decisões da vida, como o batismo.
  • Utilize Bíblias ilustradas para crianças e bebês, animações com filminhos bíblicos e musiquinhas cristãs.
  • Já para os maiores que são alfabetizados, existem materiais complementares com mais atividades, joguinhos e publicações que ajudam no aprofundamento do conhecimento bíblico.
  • Crie uma rotina de estudo da Bíblia com seus filhos. Se possível, fale do amor de Jesus para eles pela manhã e à noite.
  • Aos pais que não têm experiência com a Bíblia, a indicação é comprar materiais de apoio, como Bíblias ilustradas.
  • Separe tempo para falar de Jesus com as crianças. Elas precisam de atenção exclusiva nessa hora, ou seja, nada de pressa. O mundo lúdico exige paciência.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -