Publicidade

Igrejas mobilizadas para socorrer as vítimas de incêndio no Havaí

• Atualizado em 15/08/2023
3 min de leitura

Em Maui, foram destruídas pelo menos 2.700 estruturas e 97 pessoas morreram, até o momento

Por Patricia Scott [Christian Post]

Incêndios florestais foram intensificados por fortes ventos que atingiram o Havaí, sendo considerados os mais mortais registrados nos Estados Unidos nos últimos 100 anos. O desastre ambiental ocorreu em Kula, a 57 quilômetros de Lahaina, na última terça-feira (8). A energia foi cortada na cidade, e o incêndio contido às 10h.

Na cidade turística Lahaina, no Maui, por volta das 15h30, outro incêndio começou, o que acarretou evacuações emergenciais. Segundo alguns moradores, houve poucos avisos quando antes de o fogo destruir a cidade.

- Continua após a publicidade -

Outras partes da ilha havaiana de Maui também ficaram arrasadas. Foram destruídas pelo menos 2.700 estruturas e 97 pessoas morreram, até o momento.

No entanto, o governador do Havaí, Josh Green, alertou que o número de mortos deve aumentar à medida que os esforços por buscas de desaparecidos avançam. De acordo com autoridades locais, em 11 de agosto, o incêndio em Maui estava cerca de 80% contido.

O grupo humanitário cristão World Help está trabalhando com parceiros locais em Lahaina. A ideia é avaliar as áreas de maior necessidade e fornecer assistência às vítimas. Noel

Brewer Yeatts, presidente do grupo, descreveu a devastação como uma “zona de guerra”, com muitos perdendo tudo.
Ele admitiu que o processo de recuperação e reconstrução levará anos. Por isso, a World Help criou uma página de doações especificamente para beneficiar as vítimas dos incêndios florestais em Maui.

- Continua após a publicidade -

Ajuda da igreja

Diante da situação caótica, as igrejas iniciaram os trabalhos para socorrer as pessoas, apesar de terem sofrido perdas significativas. Isto porque a tragédia envolveu a todos da ilha. Pastores locais estão ajudando nos esforços de ajuda e também encorajando os americanos a orar e doar o que puderem.

Igrejas foram atingidas pelo incêndio em Maui, incluindo a histórica Igreja Waiola, de 200 anos. Ela está localizada em Lahaina, a antiga capital do Havaí.

John Endriss, líder interino da Convenção Batista do Pacífico do Havaí, afirmou que tem sido “pesado ouvir sobre nossos pastores nessas áreas que perderam igrejas e casas”. Ele pediu oração e informou que depois que as necessidades forem avaliadas, as ações de ajuda estarão acontecendo nas Batistas locais.

Mobilização pastoral

A King Cathedral em Maui criou um fundo de ajuda para os deslocados, segundo o pastor James Marocco. “Muita gente” está colaborando, agradeceu o líder religioso.

- Continua após a publicidade -

Na Califórnia, a Harvest Christian Fellowship, também criou um fundo de ajuda. O objetivo, de acordo com Greg Laurie, é a congregação de Maui – a Kumulani Chapel –, além de outras pessoas da comunidade.

Em mensagem de vídeo, Laurie destacou que o esforço não apenas ajudará os membros da Harvest a “reconstruir suas vidas”. Segundo ele, beneficiará “outras pessoas na comunidade que foram devastadas ” e fornecerá “esperança e conforto em nome de Jesus”.

Já no Twitter, Greg Laurie compartilhou: “Queremos levar ajuda e esperança ao povo de Maui que ainda se recupera dos efeitos desses incêndios”, colocando a Harvest como ponto de apoio às vítimas.

O pastor Matt Brunk revelou que tem “se comunicado com as pessoas, coletando informações úteis para compartilhar, visitando abrigos, fazendo doações para esses locais e trabalhando como voluntário em um deles. Outros em nossa igreja trabalharam separadamente para fornecer refeições e doar suprimentos”.

Brunk acrescentou que todo apoio tem sido dado pela igreja, que está arrecadando dinheiro para esforços de socorro. “Podemos ter conversas significativas, ouvir atentamente e compartilhar esperança quando temos oportunidade.” Ele disse que isso faz parte do “espírito Ahola” do Estado.

CONECTE-SE COM O QUE EDIFICA
Comunhão: fé que informa e inspira
Comunhão: fé que informa e inspira
Escolha como quer acompanhar conteúdos que informam, inspiram e fortalecem sua fé.
Escolha como quer acompanhar
Newsletter diária
As principais notícias, devocionais e reflexões para começar bem o dia.
Canal no WhatsApp
Conteúdos que edificam, direto no seu celular.
Edição Digital
Fé, informação e inspiração em uma só edição.
Receba nossa Newsletter
Comunhão no seu WhatsApp ou e-mail
Fique por dentro de todas as novidades!
Estou de acordo com os termos de uso e política de privacidade

Mais Recentes

Edição Digital

Rádio Comunhão

Continua após publicidade
Publicidade