23.6 C
Vitória
terça-feira, 22 setembro 2020

Como a igreja se torna uma comunidade de santidade

Leia também

‘Mistura de ceticismo com desconhecimento’ afeta soluções ambientais, diz Barroso

Ministro chegou a indicar que, em razão da semelhança dos assuntos, as ações poderão até ser levadas a julgamento juntas

Aras se diz contra pedido da prefeitura do RJ para volta às aulas na rede privada

De acordo com o procurador-geral, o deferimento dos pedidos de suspensão de segurança, de liminar e de tutela provisória tem caráter excepcional

Doria diz ter plano estadual alternativo à vacinação contra covid-19

O governador porém ressalvou: "tenho certeza que Ministério da Saúde não caminhará, não trilhará um caminho ideológico, partidário e eleitoral"

Imitar a Cristo não é apenas uma preocupação individual, mas um assunto corporativo.

Uma coisa sempre me impressiona sempre que leio essa passagem de 1 Coríntios 5: Embora Paulo esteja certamente preocupado com o homem impenitente, ele parece igualmente preocupado com a santidade da comunidade. “Você não sabe que um pouco de fermento fermenta toda a massa?”, Pergunta ele.

A base para a preocupação de Paulo parece ser a sua compreensão de que Deus não habita simplesmente no indivíduo redimido, mas em toda a comunidade. “Vocês não sabem que vocês mesmos são o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em seu meio?”, Pergunta ele (1º Co 3:16).

Ao longo de suas cartas, Paulo ensina que a igreja atualmente desfruta da presença do Espírito de Deus em antecipação ao dia em que Deus inundará toda a Terra com sua glória. Da mesma forma, a visão final de João em Apocalipse deixa clara a esperança de um céu e uma terra renovados, nos quais “a morada de Deus está agora entre o povo e ele habitará com eles.

Eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. ”(Apocalipse 21: 3). Consequentemente, essas passagens devem nos lembrar que a santidade – a qualidade que torna as criaturas capazes de habitar no mesmo espaço que seu Criador – não é apenas uma preocupação individual, mas também um assunto corporativo.

Certamente, a santificação individual é muito importante, mas ganha seu significado dentro da visão bíblica mais ampla do Deus Triúno, fazendo sua morada entre seu povo resgatado. Em outras palavras, a santidade deve ser uma característica da comunidade, e um indivíduo cresce em sua santidade pessoal, submetendo-se ao Espírito de Deus que santifica o todo.

Neste tempo entre os tempos, recordar a visão bíblica de toda a comunidade como a morada restaurada e santificada de Deus capacitará grandemente nossos esforços dirigidos pelo Espírito para a santidade comunitária e pessoal, equipará nossas igrejas para responderem corretamente às deficiências comunitárias e individuais, e servir a missão de Deus no mundo, lembrando-nos que a igreja corporativa deve brilhar como luzes em um mundo cheio de retratos alternativos do que significa ser humano (Fp 2:15).

A presença luminosa

O Espírito de Deus entre nós é a base para as exortações dos apóstolos à santidade: “Sede santos porque eu sou santo.” (Lv 11: 44-45, 19: 2, 20: 7; 1 Pe 1:16) Esta famosa premissa neste conhecido refrão é: “Porque o Senhor teu Deus anda no meio do teu acampamento” (Deut. 23:14, ESV).

A presença de Deus é comparada a um “fogo consumidor” (Hb 12:29; Lev. 9:24), mas aqui ocorre um fenômeno interessante. Embora sua presença seja como fogo – um bem terrível -, não somos alertados para evitá-lo, como se fôssemos crianças perto de uma chama aberta. Em outras palavras, devemos ser santos como ele é santo.

Assim, o fato da presença espiritual de Deus entre nós agora, e a promessa de sua presença desvelada no futuro, é o que fundamenta as exortações do Novo Testamento à santidade individual e comunitária. Mas é importante lembrar que a santidade não é apenas uma falta de impureza, assim como o fogo é uma falta de escuridão.

Para ter certeza, a santidade implica evitar a impureza, mas é mais apropriadamente descrita por suas características positivas, pelo fruto que o Espírito carrega: amor, alegria, paz e o resto. Embora compreendamos facilmente as exortações à santidade pessoal, a santidade comunal pode ser um conceito estranho, dada a tendência ocidental de individualizar a santificação.

O tempo com essas crianças e seus cuidadores desperta continuamente a nossa igreja para a realidade da necessidade de Houston, e como resultado, numerosos casais dentro da igreja tornaram-se pais adotivos e adotaram crianças aos seus cuidados.

Equipando o povo de Deus

É importante notar que esse mesmo Espírito que nos leva à santidade também nos capacita a reagir corretamente quando confrontados com fracassos individuais e comunitários. De fato, no exemplo de 1 Coríntios 5 acima, Paulo está preocupado com a imoralidade do indivíduo por causa de sua convicção de que o Espírito santifica todo o povo. “Você não sabe que um pouco de fermento leveda toda a massa?”, Pergunta ele (1 Co 5: 6). “Você não deve julgar os que estão dentro da igreja?” (1 Coríntios 5:12).

A lógica da compreensão de Paulo está bem fundamentada tanto na literatura sacerdotal de Israel quanto em nossa experiência cotidiana. Basicamente, o pecado age como um contágio; quando deixado de lado, espalha e contamina aqueles que entram em contato com ele, mas não fazem nada para acertar as coisas. Como um único seixo jogado em uma lagoa, a ondulação é muito mais ampla que o único ponto de impacto.

Minha esperança é que esta visão bíblica de santidade corporativa estimule nossas comunidades cristãs a buscar tanto a defesa dos danos como a restauração daquele que falha. Uma igreja da minha infância – que se concentrou em ajudar os viciados em drogas em recuperação – modelou bem isso.

Este Espírito que habita em nós também nos molda nas pessoas que fomos criados para ser, moldando nossas comunidades em corpos semelhantes a Cristo e servindo à missão de Deus, mostrando a um mundo que existe outro modo de ser humano.

A missão de Deus

“Todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amam” (João 13:35). O amor uns aos outros é para ser uma marca inconfundível de nossas comunidades cristãs, e embora seja um bem em si mesmo, esse amor também convida o resto da criação a se reconciliar com Deus e se unir à comunidade habitada pelo Espírito. Pois o Espírito de Deus nos molda em “pequenos cristos”, para usar a frase de CS Lewis, enviando-nos ao mundo como Cristo nos foi enviado.

“‘Que a paz esteja com você! Como o Pai me enviou, eu estou enviando a vocês. ”E com isso ele soprou sobre eles e disse: ‘Recebe o Espírito Santo’” (João 20: 21–22).

Esse Espírito entre nós – o fogo que queima nossas impurezas – também lança a luz necessária em um mundo sobre o qual a sombra se espalha. Assim, em um mundo que se preocupa justamente com a justiça, a comunidade funcionando como o templo de Deus serve como um sinal da nova criação, na qual o amor, fortalecido pelo Espírito Santo e expresso pelo sacrifício, paciência e perdão, marca a vida de nossas comunidades. convida o mundo assistindo a participar.

Nossas comunidades, então, devem ser caracterizadas, ainda que imperfeitamente no presente, pelo tipo de santidade que permeará a nova criação na qual Deus será tudo em todos. Ser o templo de Deus no presente é certamente um bem apavorante, mas é um que promete transformar-nos à imagem de Cristo até que ele finalmente faça todas as coisas novas, quando o tabernáculo de Deus estiver entre os humanos, e ele será o seu Deus. e eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará no meio deles.

*Paul Sloan – Com informações de Christianity Today


Leia mais

Outubro Rosa e o envolvimento da Igreja
O verdadeiro propósito da Igreja
Como definir uma Igreja verdadeira?

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Brasil: Governo pede suspensão da exibição do filme “Cuties”

"Cuties" (Lindinha), produção francesa da Netflix, é acusada de sexualizar crianças. Saiba mais!

Live Elementos Essenciais do Discipulado hoje

Como os Estudos da Bíblia de Discipulado podem ser usados em microgrupos de discipulado entre pessoas recentes na fé. Saiba mais!

Angola: Justiça manda fechar templos da Igreja Universal

Prédios da Igreja Universal em Angola, localizados em pelo menos quatro regiões foram interditados por autoridades policiais neste domingo.

Após seis dias internado, André Mendonça deixa hospital

De acordo com o Ministério da Justiça, ele seguirá trabalhando de casa nas próximas três semanas. Saiba mais!

O batismo nas águas é indispensável à salvação?

Pergunta anônima Batismo nas águas, segundo as escrituras, é uma ordenança do Senhor Jesus: “Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em...

“Maior tesouro”, com Anderson Freire e Jozyanne

Música é uma composição de Josyanne e Anderson Freire. "Maior tesouro" está disponível em todas plataformas digitais. Ouça a canção!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Vídeos sobre a Bíblia alcançam 1 milhão de pessoas no Tik Tok

Produzidos por Jey Reis, 17 anos, os vídeos diários, que são publicados no Tik Tok, falam sobre Jesus. Saiba mais! !

“Inesquecível”: a história da professora que morreu para salvar crianças

Filme vai contar a história da professora Heley de Abreu, que deu avida para proteger crianças de um incêndio, em Janaúba (MG). Saiba maiws!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!