24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril 2024

Como a igreja se torna uma comunidade de santidade

Foto: Reprodução

Imitar a Cristo não é apenas uma preocupação individual, mas um assunto corporativo.

Uma coisa sempre me impressiona sempre que leio essa passagem de 1 Coríntios 5: Embora Paulo esteja certamente preocupado com o homem impenitente, ele parece igualmente preocupado com a santidade da comunidade. “Você não sabe que um pouco de fermento fermenta toda a massa?”, Pergunta ele.

A base para a preocupação de Paulo parece ser a sua compreensão de que Deus não habita simplesmente no indivíduo redimido, mas em toda a comunidade. “Vocês não sabem que vocês mesmos são o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em seu meio?”, Pergunta ele (1º Co 3:16).

Ao longo de suas cartas, Paulo ensina que a igreja atualmente desfruta da presença do Espírito de Deus em antecipação ao dia em que Deus inundará toda a Terra com sua glória. Da mesma forma, a visão final de João em Apocalipse deixa clara a esperança de um céu e uma terra renovados, nos quais “a morada de Deus está agora entre o povo e ele habitará com eles.

Eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. ”(Apocalipse 21: 3). Consequentemente, essas passagens devem nos lembrar que a santidade – a qualidade que torna as criaturas capazes de habitar no mesmo espaço que seu Criador – não é apenas uma preocupação individual, mas também um assunto corporativo.

- Continua após a publicidade -

Certamente, a santificação individual é muito importante, mas ganha seu significado dentro da visão bíblica mais ampla do Deus Triúno, fazendo sua morada entre seu povo resgatado. Em outras palavras, a santidade deve ser uma característica da comunidade, e um indivíduo cresce em sua santidade pessoal, submetendo-se ao Espírito de Deus que santifica o todo.

Neste tempo entre os tempos, recordar a visão bíblica de toda a comunidade como a morada restaurada e santificada de Deus capacitará grandemente nossos esforços dirigidos pelo Espírito para a santidade comunitária e pessoal, equipará nossas igrejas para responderem corretamente às deficiências comunitárias e individuais, e servir a missão de Deus no mundo, lembrando-nos que a igreja corporativa deve brilhar como luzes em um mundo cheio de retratos alternativos do que significa ser humano (Fp 2:15).

A presença luminosa

O Espírito de Deus entre nós é a base para as exortações dos apóstolos à santidade: “Sede santos porque eu sou santo.” (Lv 11: 44-45, 19: 2, 20: 7; 1 Pe 1:16) Esta famosa premissa neste conhecido refrão é: “Porque o Senhor teu Deus anda no meio do teu acampamento” (Deut. 23:14, ESV).

A presença de Deus é comparada a um “fogo consumidor” (Hb 12:29; Lev. 9:24), mas aqui ocorre um fenômeno interessante. Embora sua presença seja como fogo – um bem terrível -, não somos alertados para evitá-lo, como se fôssemos crianças perto de uma chama aberta. Em outras palavras, devemos ser santos como ele é santo.

Assim, o fato da presença espiritual de Deus entre nós agora, e a promessa de sua presença desvelada no futuro, é o que fundamenta as exortações do Novo Testamento à santidade individual e comunitária. Mas é importante lembrar que a santidade não é apenas uma falta de impureza, assim como o fogo é uma falta de escuridão.

Para ter certeza, a santidade implica evitar a impureza, mas é mais apropriadamente descrita por suas características positivas, pelo fruto que o Espírito carrega: amor, alegria, paz e o resto. Embora compreendamos facilmente as exortações à santidade pessoal, a santidade comunal pode ser um conceito estranho, dada a tendência ocidental de individualizar a santificação.

O tempo com essas crianças e seus cuidadores desperta continuamente a nossa igreja para a realidade da necessidade de Houston, e como resultado, numerosos casais dentro da igreja tornaram-se pais adotivos e adotaram crianças aos seus cuidados.

Equipando o povo de Deus

É importante notar que esse mesmo Espírito que nos leva à santidade também nos capacita a reagir corretamente quando confrontados com fracassos individuais e comunitários. De fato, no exemplo de 1 Coríntios 5 acima, Paulo está preocupado com a imoralidade do indivíduo por causa de sua convicção de que o Espírito santifica todo o povo. “Você não sabe que um pouco de fermento leveda toda a massa?”, Pergunta ele (1 Co 5: 6). “Você não deve julgar os que estão dentro da igreja?” (1 Coríntios 5:12).

A lógica da compreensão de Paulo está bem fundamentada tanto na literatura sacerdotal de Israel quanto em nossa experiência cotidiana. Basicamente, o pecado age como um contágio; quando deixado de lado, espalha e contamina aqueles que entram em contato com ele, mas não fazem nada para acertar as coisas. Como um único seixo jogado em uma lagoa, a ondulação é muito mais ampla que o único ponto de impacto.

Minha esperança é que esta visão bíblica de santidade corporativa estimule nossas comunidades cristãs a buscar tanto a defesa dos danos como a restauração daquele que falha. Uma igreja da minha infância – que se concentrou em ajudar os viciados em drogas em recuperação – modelou bem isso.

Este Espírito que habita em nós também nos molda nas pessoas que fomos criados para ser, moldando nossas comunidades em corpos semelhantes a Cristo e servindo à missão de Deus, mostrando a um mundo que existe outro modo de ser humano.

A missão de Deus

“Todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amam” (João 13:35). O amor uns aos outros é para ser uma marca inconfundível de nossas comunidades cristãs, e embora seja um bem em si mesmo, esse amor também convida o resto da criação a se reconciliar com Deus e se unir à comunidade habitada pelo Espírito. Pois o Espírito de Deus nos molda em “pequenos cristos”, para usar a frase de CS Lewis, enviando-nos ao mundo como Cristo nos foi enviado.

“‘Que a paz esteja com você! Como o Pai me enviou, eu estou enviando a vocês. ”E com isso ele soprou sobre eles e disse: ‘Recebe o Espírito Santo’” (João 20: 21–22).

Esse Espírito entre nós – o fogo que queima nossas impurezas – também lança a luz necessária em um mundo sobre o qual a sombra se espalha. Assim, em um mundo que se preocupa justamente com a justiça, a comunidade funcionando como o templo de Deus serve como um sinal da nova criação, na qual o amor, fortalecido pelo Espírito Santo e expresso pelo sacrifício, paciência e perdão, marca a vida de nossas comunidades. convida o mundo assistindo a participar.

Nossas comunidades, então, devem ser caracterizadas, ainda que imperfeitamente no presente, pelo tipo de santidade que permeará a nova criação na qual Deus será tudo em todos. Ser o templo de Deus no presente é certamente um bem apavorante, mas é um que promete transformar-nos à imagem de Cristo até que ele finalmente faça todas as coisas novas, quando o tabernáculo de Deus estiver entre os humanos, e ele será o seu Deus. e eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará no meio deles.

*Paul Sloan – Com informações de Christianity Today


Leia mais

Outubro Rosa e o envolvimento da Igreja
O verdadeiro propósito da Igreja
Como definir uma Igreja verdadeira?

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -