O Mestre da Escola Dominical

O professo da Escola Bíblica Dominical vai além da sala de aula. Foto: Reprodução Web

Ser um professor requer dedicação e vocação para o estudo. Para ensinar na Escola Bíblica Dominical não seria diferente.

A educação cristã deve ser um assunto que ocupe lugar cativo na mente e no coração de todos os cristãos. Entende-se por Escola Bíblica Dominical (E.B.D) o departamento da igreja responsável pela educação cristã, com ênfase no ensino da Palavra de Deus. E são os professores responsável por essa tarefa.

“O professor é de um valor enorme para a construção de um todo dentro da comunidade cristã. A EBD tem a mesma importância que os demais Ministérios da Igreja. Mas é na Escola Dominical onde as pessoas são discipuladas, doutrinadas e ensinadas. Então o professor tem uma importância muito grande para uma visão uniforme no sentido de discipulado do cristão”, explicou o pastor Batista Diego Bravin.

O primeiro mestre citado nas Escrituras foi o próprio Deus. Isso é notado de modo inferencial em Gênesis 3.8-11, quando Deus ia falar com Adão, na viração do dia, certamente lhe dando ensinamentos. E de maneira mais explícita, em Êxodo 4.12, quando Ele se propôs a ensinar a Moisés. Posteriormente o ensino ficou a cargo dos próprios pais (Dt 6.7-9).

Com o passar do tempo, o encargo do ensino da lei ficou sendo tarefa também dos sacerdotes e dos profetas. Até mesmo reis bondosos aliavam-se aos sacerdotes, promovendo ensino para o povo.

No dia dos professores, os educadores que atuam como mestres da palavra de Deus também merecem homenagens. “O professor de escola dominical tem papel fundamental na formação da identidade, cultura e doutrina da igreja, sua importância é de grande valia e determinante relevância na capacitação dos membros”, destacou o pastor José Luis, da Igreja Ágape em Jardim Camburi, Vitória (ES).

Desafio de quem ensina

Para atuar no ensino das Escrituras Sagradas, também é preciso preparação. E estar apto para ensinar. Esse tem sido o grande desafio dos professores que atuam na Escola Bíblica Dominical.

“O desafio de hoje é a preparação de um material contextualizado que venha a dialogar com a comunidade do presente. A questão didática do professor é muito importante porque influencia diretamente no interesse dos que estão diante do professor. O desafio para que não perca a essência bíblica”, concluiu o pastor Diego.

A Igreja também tem um papel fundamental na informação a ser ensinada. “O professor também atua como um critico das informações que circulam pelos diversos meios de comunicação, temos muitas informações incompletas, heresias e tendenciosas ao engano circulando pelas redes sociais e na Internet como um todo, a igreja precisa ter uma fonte de informação segura para orientação, ensino e prática”, reforça pastor José Luiz.

Homenagem ao Professor de EBD


Leia mais

Carreira de professor não atrai estudantes, aponta pesquisa
No Pará, professor estimula alunos a orar antes das aulas
Após aprovação de lei na Bahia, professores leem Bíblia para alunos

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!