28.8 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio 2024

Hora de treinar os crentes em Inteligência Artificial

Há diversas ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas pelo crente, principalmente, no que se refere a aplicativos que podem ser úteis na igreja. Foto: Freepik

Com o avanço da tecnologia, será necessário investir na qualificação técnica do membro da igreja ou, até mesmo, criar um cargo inédito para essa função

Por Cristiano Stefenoni

Com o crescimento do uso da Inteligência Artificial (IA) em várias áreas do dia a dia, a igreja, claro, também passou a fazer uso dessa ferramenta. Só tem um pequeno detalhe: poucos membros sabem lidar com essa nova tecnologia. Em outras palavras, será necessário investir na qualificação técnica do crente para que possa realizar esse trabalho ou, até mesmo, criar um cargo inédito para essa função.

E essa mudança no cenário de cargos e funções na igreja será inevitável. Até o ano de 2025, por exemplo, estima-se que 49% das habilidades necessárias na força de trabalho perderão sua relevância devido à crescente influência da IA, segundo recente pesquisa realizada pela plataforma de ensino edX, com a colaboração de Harvard e MIT.

“A IA pode melhorar a eficiência e a produtividade. Com a proliferação de assistentes virtuais, chatbots e tecnologias de automação, há uma demanda por designers de experiência do usuário (UX) e especialistas em interação homem-máquina que criem interfaces amigáveis e eficazes para interações entre humanos e sistemas de IA”, afirma Felipe Coimbra, CEO da Nexus Tecnologia, empresa especializada em projetos de realidade virtual.

- Continua após a publicidade -

Por isso, Coimbra acredita ser inevitável a qualificação profissional para se utilizar essas ferramentas. “É fundamental investir em educação, treinamento e desenvolvimento de habilidades. Além disso, a IA pode ser uma força positiva se for usada para melhorar a eficiência, a produtividade e a qualidade de vida das pessoas”, ressalta o CEO.

Mas como o membro, habilitado nessas ferramentas, pode ajudar a igreja? Para o especialista em inovação, Leo Carraretto, que é evangélico, há diversas atividades que podem ser realizadas, principalmente, no que se refere a aplicativos que são muito úteis tanto para a liderança como para os pastores. Ele cita alguns exemplos:

“O Canva ajuda a produzir artes para convites das programações da igreja e até mesmo apresentações para os cultos. O Mailchimp é importante para a secretaria da igreja manter a comunicação geral por e-mail e um registro digital de membros. Tem o Feedly, que ajuda na pesquisa e outras informações relevantes ao pastor. Já o Calendly, ajuda os pastores a disponibilizarem a agenda dele para aconselhamentos e reuniões. E o Notion é um ótimo recurso para anotações e registros”, sugere Carraretto.

O especialista também acredita que a busca pela qualificação para ajudar nas atividades da igreja em relação a utilização das novas tecnologias é inevitável. Além disso, ele ressalta que a liderança e os membros precisam perder o medo de lidar com aquilo que é novo.

“Precisamos trabalhar a consciência do cristão a respeito da cidadania digital. A Inteligência Artificial é uma tecnologia. Ela não é boa nem má. É a forma como a usamos que fará a diferença”, finaliza.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -