24.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Fé e saúde para enfrentar o Enem

Quase 4 milhões de candidatos estão inscritos para Enem 2023, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Foto: Freepik

Cerca de 4 milhões de candidatos farão as provas previstas para daqui a duas semanas. Especialistas dão dicas para superar esse grande desafio.

Por Cristiano Stefenoni

Faltando pouco mais de duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para acontecer nos domingos 5 e 12 de novembro, é comum bater aquela ansiedade. Dormir e se alimentar bem, além de cuidar do lado emocional e espiritual podem fazer uma grande diferença na hora das provas.

“O sono desempenha um papel fundamental na consolidação da memória. Durante esse período, o cérebro organiza e armazena informações, ajudando na retenção de novos conhecimentos e experiências. A privação do sono abala a concentração, o raciocínio e as tomadas de decisão”, explica Frederico Lacerda, médico neurologista e professor do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras.

Para ajudar os estudantes nesse importante momento da vida, o especialista dá algumas dicas importantes: “Crie um ambiente de sono com pouca luz; desligue a televisão, celular e computador na hora de dormir; não beba ou coma alimentos com cafeína a noite; reduza as atividades com alto nível de estímulos físicos e mentais e tome um banho em temperatura confortável”, orienta o médico.

- Continua após a publicidade -

Já a psicóloga, Adriana Duarte, professora da “Oficina de Competências pessoais e preparação para processos seletivos”, da Faculdade de Campinas (FACAMP), diz que nessa reta final é muito importante os alunos não se cobrarem demais, nem criarem uma expectativa muito alta ou uma autocobrança.

“Muitos estudantes criam uma expectativa de nota e de porcentagem de acertos, que pode aumentar o nível de cortisol, de adrenalina e de alguns hormônios que, acima do adequado, mais prejudicam do que ajudam. Eles aumentam o estado de tensão e estresse. Por isso é importante estar consciente com a sua preparação: o que você estudou até aqui é o que foi possível e que você irá conseguir fazer o seu melhor”, ressalta Adriana.

O pastor e professor acadêmico, Geraldo Moyses Gazolli Junior, enfatiza a importância de se manter a comunhão com Deus nesse momento. Segundo ele, os momentos de oração e meditação na Palavra de Deus são fundamentais para dar a tranquilidade e a confiança que os candidatos precisam antes, durante e depois das provas.

“Nesse momento nada melhor do que meditarmos em coisas imutáveis da Palavra de Deus. Em momento algum deixe de fazer essa busca em oração e conhecimento de Deus”, orienta o pastor. Pessoas espiritualmente maduras tendem a lidar com desafios de forma mais assertiva”, justifica o pastor.

Quase 4 milhões de candidatos estão inscritos para Enem 2023, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na próxima segunda-feira (23) está previsto o início da divulgação dos locais de prova.

O calendário do Enem 2023:

Horário: A aplicação das provas começará às 13h30 e terminará às 18h30. É necessário chegar até uma hora antes das provas.

5 de novembro (dia 1): provas de Linguagens, Códigos, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação;

12 de novembro (dia 2): provas de Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

24 de novembro: divulgação do gabarito;

16 de janeiro de 2024: previsão de divulgação do resultado do Enem 2023.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -