22.7 C
Vitória
sábado, 27 abril 2024

“Eu posso tocar o céu”

Oração_Espiritualidade_Comunhão
Por meio da oração, podemos mover o céu em nosso favor - Foto: Reprodução

E mais do que isso, podemos mover o céu em nosso favor. Como? Por meio da oração – essa é a promessa de Deus aos seus filhos

Por Syria Luppi

Durante meses a Igreja da Orla, em Vila Velha,(ES), dobrou os joelhos em clamor a Deus pela vida de Rute Caldas Garcia. Em 2021, acometida por complicações pós Covid-19 por ser portadora da Síndrome de Sjögren, um distúrbio do sistema imunológico, Rute ficou mais de dois meses em estado grave no Hospital das Clínicas, em Vitória (ES).

É o que conta o pastor e líder da Igreja da Orla, Edson Klitzke. “Nós desafiamos a igreja a interceder. Num primeiro momento e devido à complexidade da doença, nós não tínhamos ideia do que estava acontecendo com ela e nosso clamor foi para Deus trazer discernimento aos médicos, sabedoria para que fosse feito um diagnóstico. Após a definição sobre o diagnóstico, clamamos para os médicos usaram os mecanismos que tivessem em mãos para reverter aquela situação e houvesse resposta sobre o tratamento que ela precisava. Nos limites dos médicos, clamamos ao Senhor como o médico dos médicos que pudesse desenvolver o Seu papel de Deus majestoso, de Deus altíssimo, mas também do Deus Emanuel, o Deus conosco. Nós nos empenhamos na oração em favor da Rute. Orávamos na igreja durante os cultos da semana, orávamos nos núcleos de oração, que funcionam diariamente; tínhamos também pessoas que iam ao hospital e ficavam até mesmo do lado de fora ou acompanhando ela no quarto clamando ao Senhor”.

O adoecimento de Rute trouxe um aprendizado de fé para a igreja e para todos os envolvidos nessa súplica. “Vejo claramente Deus proporcionando crescimento na fé para ela, seu esposo, familiares, a igreja e também nossa comunidade. Vejo um universo de pessoas alcançadas em Sua ação soberana de resposta às nossas orações. Queremos viver de modo íntimo com Deus, para que as orações sejam um ato contínuo do nosso viver”, destaca o pastor.

- Continua após a publicidade -

A resposta de Deus a uma oração não é algo dado para uns e outros não. Deus está atento ao clamor dos Seus filhos. Todos eles. Por toda a Escritura Sagrada constatamos a relação de Deus com o homem por meio da oração. O mestre Jesus nos deu o exemplo de aproximação com Deus por meio dela, sendo que até ensinou a oração do Pai Nosso, descrita em Mateus: 6.9, como uma prática modelo. Nos versículos anteriores, Ele diz as multidões no decorrer do Sermão da Montanha: “Mas quando você for orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará”. É uma lição importante, já que nos mostra o valor da intimidade com Ele.

“Quando o assunto é oração, a gente faz uma bela bagunça, joga tudo no mesmo saco, fala, fala, fala e não vê nenhum resultado. Qual o motivo? Simples. O cristão precisa aprender a orar e orar segundo os princípios, entender o que Deus espera de nós na oração” – Apóstola Valnice Milhomes 

Jesus aconselhou a multidão a orar lá nos tempos antigos e espera que ainda hoje, na pós-modernidade, seus servos tenham intimidade com Ele por meio da oração. Charles Spurgeon, um grande pregador Britânico do século XIX, conhecido como “O príncipe dos pregadores”, disse certa vez: “Se formos fracos em nossa comunhão com Deus, seremos fracos em tudo. Devemos entender que a oração é mais que essencial para a nossa vida conforme Jesus nos mostrou, pois como diz certa frase: ‘a oração através da fé, nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível’”.

Rute Garcia caminhou “pelo vale da sombra da morte” e teve sua vida preservada. “Agradeço a Deus todo poderoso por ter tido misericórdia de mim, tantos amigos, parentes e minha igreja que não desistiu de mim nenhum dia. Testifico a grandiosidade do poder de Deus que cuida dos mínimos detalhes da nossa história, que por meio da oração nos permite tocar o céu”.

 Níveis de oração

Em João 14.13-14, Jesus diz: “E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei”. Jesus não colocou limites no alcance da oração. Podemos apresentar a ele nossas necessidades, nossos desejos e nossos propósitos, pois para Ele não há coisa demasiadamente difícil – Ele pode todas as coisas.

Mas como ter êxito na oração? A apóstola e presidente da Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo (INSEJEC) Valnice Milhomes tem dedicado o seu ministério a formar líderes e intercessores. Em suas conferências e também em seus vários livros sobre o tema, entre eles “Orando a Palavra”, Valnice destaca que existem vários tipos de oração e cada uma é constituída de regras.

“Hoje temos igrejas muito bonitas, porém fracas espiritualmente, falta oração. Ele nos chama a ser intercessores, a ter uma vida de felicidade por meio da prática incessante da oração” – Elaci Aguiar de Almeida, 80 anos, Assembleia de Deus Ministério da Graça, Ibes, Vila Velha (ES)

Ela compara com situações comuns à nossa vida. Existe medicamento para cada tipo de doença, assim como existem leis no trânsito, atitudes permitidas ou não numa prática esportiva. “Mas na vida de oração a gente faz uma bela bagunça, joga tudo no mesmo saco, fala, fala, fala e não vê nenhum resultado. Qual o motivo? Simples. O cristão precisa aprender a orar e orar segundo os princípios, entender o que Deus espera de nós na oração”.

Valnice Milhomes destaca nós não sabemos orar e por isso Deus nos deu o Espírito Santo – que é nosso assistente na obra da intercessão (Romanos 8:27) – e classifica três níveis de oração que merecem nossa consideração. O primeiro nível é o de Deus, o segundo nível é Nós, o terceiro nível é Outros. “Eu busco a Deus por causa das minhas necessidades, por causa das necessidades dos outros e busco a Deus por causa de Deus mesmo, porque Ele é o senhor da minha vida”, explica.

Nível Deus: ações de graças, exaltação, adoração

“A orações no Nível Deus em ações de graça é para agradecer um favor recebido e por isso me prosto diante dele. Me achego a Deus para louvá-lo, exaltá-lo, para me concentrar nos seus atributos, me concentrar na pessoa de Deus, criador de todas as coisas e que domina todas as coisas, para demonstrar nosso amor, nosso reconhecimento do senhorio de Deus em nossa vida. É a oração centrada em Deus, não peço nada, é devoção. A adoração em santidade atrai a presença de Deus”.

“Entrai por suas portas com ações de graça, ações de graça e nos seus átrios com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. Porque o Senhor é bom, a Sua misericórdia dura para sempre (Salmos 100: 1,2,4)”.

 Nível Nós: petição, entrega, consagração

 “No Nível Nós, temos a petição, entrega, consagração. A petição tem regras. Eu não posso pedir ao pai o que ele não me prometeu! A petição é uma oração de fé e a fé começa onde a vontade de Deus é conhecida e a vontade de Deus está expressa na sua Palavra. O que você está pedindo está em acordo com o diz a Palavra?”

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças (Filipenses 4:6).

A petição deve ser em ações de graça, porque nosso Deus está sempre pronto para agir em nosso favor – nisso devemos dar graça na petição. “A oração de entrega é realmente entregar a Deus uma causa, é lançar sobre esse o fardo. É confiar, se entregou a Deus deixe nas mãos de Deus – seja o fardo que for. Tire os olhos do problema e fixe-os na promessa”.

“Queremos viver de modo íntimo com Deus, para que as orações sejam um ato contínuo do nosso viver. Em tudo que vivemos encontramos o cuidado da presença de Deus” – Pr. Edson Klitzke, Igreja da Orla, Itapuã, Vila Velha (ES)

“Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido (Isaías 53:4)”.

“A oração de consagração pode levar dias e até anos. É uma decisão que precisa ser tomada, por exemplo, que devemos submeter ao Senhor para que Ele fale ao nosso coração, e o servo deve aguardar. E a melhor maneira de aguardar é em adoração a Deus, pois tiramos o foco da luta em si e nos concentramos no senhorio de Deus e seu filho Jesus”.

 Nível Outros: intercessão

Na intercessão, que é o Nível Outros, é o momento em que vamos à Deus em favor da causa do outro como se fosse a minha própria – é colocar-se entre Deus e a outra pessoa para mudar circunstâncias.

Assim diz em Tiago 5.16: “Orai uns pelos outros”. Uma vida de intercessão deve agregar algumas características. “Podemos destacar o amor, que é o que nos faz nos importar com o outro; a identificação, que ajuda a entender a situação e a consagrar-se à intercessão; a compaixão, que é um ingrediente do amor divino; a perseverança, sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer; o discernimento, que é a habilidade especial de se conhecer com segurança se certo comportamento é divino, humano ou satânico. O Espírito Santo em nós é aquele que dá esse discernimento”.

Vida dedicada a oração

Elaci Aguiar de Almeida, 80 anos, é membro Assembleia de Deus Ministério da Graça, no Ibes, Vila Velha (ES), e uma das líderes do Círculo de Oração. As campanhas de intercessão realizadas pelo Círculo de Oração são consideradas pilares espirituais da igreja – a atividade é um marco na história da Assembleia de Deus no Brasil, que começou em meados dos anos de 1940. 

Em todas as igrejas o Círculo de Oração trabalha para manter os membros “de joelhos”. Elaci explica que o lema do grupo é “oração em todo o tempo” e que muitas são as necessidades da Igreja de Cristo. “Fazemos propósitos com Deus, dedicando um determinado período do ano à assuntos específicos como, por exemplo, a salvação de almas, a governança do nosso País, cura e libertação, a restauração de famílias e muitos outros”.

“Testifico a grandiosidade do poder de Deus que cuida dos mínimos detalhes da nossa história, que por meio da oração nos permite tocar o céu” – Rute Caldas Garcia, aposentada

Elaci se dedica ao ministério da intercessão há mais de 40 anos. Com um testemunho de fé impactante, até já relatado em um livro, ela foi considerada morta por duas vezes. Na primeira, com 2 anos de idade após se afogar, e na segunda, aos 38 anos, após passar por uma cirurgia para remover um tumor na garganta. Nas duas ocasiões, sua vida foi restaurada por orações feitas à beira do leito.

“Sou um duplo milagre. Em cada um deles Deus teve um propósito e recebi essa obra, a de ser intercessora pela vida das pessoas. Sirvo ao meu irmão por meio da oração e muitas vidas têm sido abençoadas para a glória de Deus. Minha vida sem oração não tem sentido nenhum”, diz. Durante a pandemia da Covid-19, Elaci conta que foi o período que mais trabalhou com intercessão. “Fiz um trabalho forte por meio das redes sociais atendendo doentes pela Covid e outros desesperados pelo desemprego. Levei muitas causas para o grupo da igreja também, foram dias e madrugadas de joelhos”.

“Queremos viver de modo íntimo com Deus, para que as orações sejam um ato contínuo do nosso viver. Em tudo que vivemos encontramos o cuidado da presença de Deus” – Pr. Edson Klitzke, Igreja da Orla, Itapuã, Vila Velha (ES)

A trajetória na fé de Elaci é dedicada a estimular mais intercessores – prática que ela considera a essência de um cristão. Deus não mudou. Lá atrás Ele falou ao povo e continua falando, com a mão estendida para nos abençoar. Mas oração não é mágica. É perseverança, conhecimento da Palavra (João 15:7), discernimento e amor a Deus e ao próximo. Hoje temos igrejas muito bonitas, porém fracas espiritualmente porque falta oração. Ele nos chama a ser intercessores, a ter uma vida de felicidade por meio da prática incessante da oração, como diz em Romanos 12: 12: ‘Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração’”.

Deus age por intermédio da oração de seu povo. “Ele não depende de nossas orações para agir, mas agrada-se em agir em resposta às nossas orações. O servo fiel pode mover o céu com a oração”, conclui Elaci de Almeida.

Orações de Jesus

📖 Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava –  Marcos 1:35

📖 E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu – Lucas 3:21

📖 Tomando ele os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou; e, partindo os pães, deu-os aos discípulos para que os distribuíssem; e por todos repartiu também os dois peixes – Marcos 6:41

📖 E, tendo-os despedido, subiu ao monte para orar – Marcos 6:46

📖 Então foram a um lugar chamado Getsêmani; ali chegados, disse Jesus a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou orar.  (…) E, adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se possível, lhe fosse poupada aquela hora (…) Vigiai e orai, para que não entreis em tentação (…) Retirando-se de novo, orou repetindo as mesmas palavras – Marcos 14:32 – 39

📖E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu – Lucas 3:21

📖 Ele, porém, se retirava para lugares solitários e orava – Lucas 5:16

📖 Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus – Lucas 6:12

Estudos sobre oração

Canal Valnice Milhomes
Acesse:  youtube.com/c/ValniceMilhomensOficial

Grandes autores e seus pensamentos

  • “Eu oro porque não posso ajudar a mim mesmo. Eu oro porque sou indefeso. Eu oro porque a necessidade flui de mim o tempo todo, andando e dormindo. Isso não muda Deus, muda a mim” – C. S. Lewis
  • “Você não saberá para que serve a oração até entender que a vida é uma guerra” – John Piper
  • “Quando você ora, quatro pessoas estão envolvidas. O Pai ouve, O Espírito ajuda e o filho intercede. Um cristão nunca ora sozinho” – Colin Smith
  • “Se eu pudesse ouvir Cristo orando por mim na sala ao lado, eu não teria medo de um milhão de inimigos. No entanto, a distância não faz diferença. Ele está orando por mim” – Robert Murray M’Cheyne
  • “Satanás não tem medo das mega-igrejas, ele teme o grupo de irmãos em constante orações” – Leonard Ravenhill
  • “Dez minutos orando são melhores do que um ano murmurando” – Charles Spurgeon
  • “Quanto mais você ora, mas você é levado a orar. Quanto menos você ora, mais difícil se torna orar” – Paul Washer

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -