17.7 C
Vitória
domingo, 12 julho, 2020

Estudo da Ufes investiga estilo de vida em adventistas capixabas

Mais lidas

Verstappen crava melhor tempo dos treinos livres do GP da Estíria

Neste domingo, a largada será às 10h10. Saiba mais!

Capixaba Natália Gaudio defende maior longevidade para atletas brasileiras

Após estar na Rio 2016, atleta quer Tóquio e não descarta Paris. Saiba mais!

Casaquistão desmente afirmações chinesas sobre novo vírus mortal

Embaixada chinesa na capital do país advertiu sobre nova doença com "índice de mortalidade superior à Covid-19"

ONU diz que pandemia pode elevar pobreza na América Latina

Em documento, ONU destaca fragilidade do sistema de saúde da América Latina

Um estudo pioneiro realizado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) tem analisado o estilo de vida de membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, a fim de investigar a relação entre hábitos alimentares e doenças cardiovasculares entre essa população.

Desenvolvida em parceria com a Análise Longitudinal da Dieta e Hábitos de Vida na Prevenção de Eventos Cardiovasculares em Adventistas do Sétimo Dia (Advento), a pesquisa promete trazer importantes contribuições para a saúde pública no Brasil e divulgar ações de prevenção e promoção à saúde.

A coordenadora da pesquisa, pós-doutora em Epidemiologia, Elisabeth Regina Araújo Oliveira, explica o projeto. “Vamos analisar o estilo de vida dos membros e compará-lo com o da população que não pertence à Igreja. O intuito é contribuir com ações preventivas e estimular a adoção de hábitos mais saudáveis, como a igreja orienta”, diz.

Por ano, mais de 18 milhões de pessoas morrem no mundo por causa de doenças cardiovasculares (que afetam o sistema circulatório), de acordo com dados do Ministério da Saúde. Entre essas doenças, as mais comuns são enfarte do miocárdio, angina e aterosclerose. “Por meio das informações obtidas, será possível identificar fatores que contribuem para a prevenção de doenças cardiovasculares na população brasileira, tais como aspectos da vida cotidiana ou marcadores biológicos que contribuam para seu surgimento”, explica Elisabeth.

Voluntários
Podem participar do estudo membros da igreja com idade entre 34 e 75 anos. É preciso ter disponibilidade de horário em dois períodos (matutino e vespertino) e o agendamento é feito pelo telefone 3335-7522. “Precisamos de voluntários ovolacvegetarianos, veganos e onívoros”, convoca Elisabeth.

Para o desenvolvimento da pesquisa serão realizados monitoramento de fatores de risco, entrevistas, aferição da pressão arterial, avaliação antropométrica, eletrocardiogramas, ultrassom de carótidas, exames de bioquímicos, urina e fezes em todos os participantes.
“O estudo é realizado no Centro de Investigação Elsa no Espírito Santo, que fica na Ufes, e reúne uma equipe de profissionais capacitados, entre eles: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, bioquímicos e outros pesquisadores”, acrescenta Elisabeth.

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Amigos e artistas “Juntos pelo sertão” drive-in

Evento, que será realizado no dia 14 de julho, vai reunir artistas e preletores como Aline Barros, Isaías Saad, Gabriel Guedes, Juliano Son, Eli Soares, Hernandes Dias Lopes e outros.

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Plugue-se

Seguir os ensinos de Deus é a melhor escolha

“Se Não Fosse o Seu Amor” é o livro de estreia da empresária Larissa Pessoa, um romance que mostra que seguir os ensinos de Deus é a melhor escolha

Generosidade: O padeiro doador de pão e de fé

O dono de uma padaria no interior de São Paulo decidiu transformar a crise provocada pela pandemia de Covid-19 em uma oportunidade de ajudar quem precisa.

Fórum de Ciências bíblicas 2020: A Bíblia e a Criança

O Fórum de Ciências Bíblicas 2020, que terá temática para as crianças, será realizado nos dias 13 e 14 de agosto

Fé ativa: a base da vida cristã

O discipulado que produz cristãos que levam Deus a sério