23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

“Ester, Cheia de Identidade”: uma aventura infantil que destaca a adoção

Foto: Freepik

A partir da famosa história bíblica, a jornalista e pastora Thais R. Croitor destaca a importância do pertencimento e do acolhimento, a partir do amor de Deus, para tratar do tema com as crianças  

Por Patricia Scott 

Receber um novo integrante em casa muda a rotina de qualquer família. A pandemia impactou diretamente nos números de adoção no Brasil. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2019, foram 3.143 adoções no país. Em 2020, esse número foi para 2.184. Em 2021, para 1.517. Atualmente, mais de quatro mil crianças e adolescentes estão na fila da adoção no Brasil – a maior parte delas têm mais de 15 anos de idade.

A criação da identidade no universo da adoção é justamente o foco de “Ester, Cheia de Identidade”, escrito pela jornalista e pastora Thais R. Croitor. O livro faz parte da coleção Adoção para Crianças, que conta com cinco volumes. Todos abordam o tema sob a perspectiva cristã a partir de diferentes personagens bíblicos. As ilustrações da obra são de Tel Coelho, desenhista experiente em livros infantis.

Na visão da autora, a adoção é um tema muito presente na Bíblia. Por isso, debater sobre o assunto é muito importante para quebrar o tabu que ainda existe. “Deus adotou todos como filhos, essa é a base da nossa relação de amor com Ele. Então, é essencial que esse amor e esse pertencimento sejam uma constante quando se fala em um assunto tão complexo como a adoção”, analisa.

- Continua após a publicidade -

"Ester, Cheia de Identidade": uma aventura infantil que destaca a adoção

“Ester, Cheia de Identidade” destaca grandes lições a respeito da influência positiva que uma pessoa bem estabelecida em sua identidade pode exercer. A história é de uma jovem judia exilada na Pérsia, chamada Hadassa. A moça já havia perdido os pais, por isso vivia com o tio e pai adotivo, Mordecai. Hadassa, também conhecida como Ester, apesar das inúmeras adversidades: mulher, estrangeira, exilada e órfã, carregava algo maior que os medos, desafios e até mesmo as tristezas, o amor pelo seu povo e o temor a Deus.

No decorrer das 24 páginas, os pequenos leitores são conduzidos a uma experiência profunda sobre identidade por meio da vida de Ester. Além da conotação cristã, o livro faz uma reflexão sobre o que é ter uma identidade firmada acima do que pensam ou dizem a respeito de alguém. Afinal, a singularidade das crianças é moldada a partir da cultura, sociedade, ambiente e, principalmente, segundo as pessoas com quem elas convivem e se espelham.

“Ester, Cheia de Identidade” tem como base as ministrações realizadas por Thais R. Croitor, na Igreja Bola de Neve, em Atibaia, São Paulo, em 2021. A obra foi inspirada também na experiência pessoal da autora após sua família passar pelo processo adotivo do filho, na época com 10 anos, em 2020.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -