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quinta-feira, 2 maio 2024

7 dicas para mulheres se destacarem no mercado de trabalho

Cada vez mais as mulheres têm lutado por seu espaço no mercado de trabalho, em especial, em cargos de liderança. Foto: Freepik

Especialista destaca competências e habilidades que as profissionais precisam desenvolver para reduzir a desigualdde em relação aos homens

Por Cristiano Stefenoni

Dados recentes mostram como a disparidade entre homens e mulheres no mercado de trabalho ainda é uma realidade evidente no Brasil. Relatório do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgado na semana passada mostra que o salário médio mensal das trabalhadoras foi de R$ 2.562, no 4º trimestre de 2023, enquanto o dos homens foi de R$ 3.323, uma diferença de mais de 22%. A taxa de desemprego entre as mulheres, segundo o levantamento, é 53,3% maior que entre os homens. 

Diante desse cenário, que muito tem a ver com a cultura arraigada no país, o que as mulheres podem fazer a fim de reduzir essa desigualdade? Para a consultora Roberta Rosenburg, especialista em treinamento e desenvolvimento de pessoas, não basta ter qualificação profissional. As mulheres precisam traçar uma estratégia, se quiserem ir além no acirrado mercado de trabalho.

“A capacitação de liderança feminina vai além do simples desenvolvimento de habilidades técnicas. Envolve, também, o fortalecimento da autoconfiança, a ampliação da rede de contatos e o estabelecimento de uma visão clara e inspiradora”, afirma Rosenburg.

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A consultora lembra que, nessa “batalha”, o domínio do lado emocional pode ser decisivo. “O desenvolvimento de habilidades como autoconhecimento, autogerenciamento e empatia é fundamental para o sucesso de qualquer profissional. Investir na própria inteligência emocional possibilita a melhor condução para conversas difíceis, para lidar com situações desafiadoras, construir relacionamentos assertivos e estabelecer limites”, justifica.

Para ajudar as mulheres que desejam se destacar na carreira, principalmente em cargos de liderança, a especialista deu algumas dicas. Confira:

1 – Estabeleça objetivos claros e mensuráveis: o primeiro passo para o desenvolvimento de carreira é definir metas claras e mensuráveis. Isso envolve identificar suas habilidades, interesses e aspirações profissionais. Para isso, podem ainda buscar mentoria e orientação para que esse processo seja estruturado e consistente;

2 – Trabalhe a inteligência emocional: o desenvolvimento de habilidades como autoconhecimento, autogerenciamento e empatia é fundamental para o sucesso de qualquer profissional. Investir na própria inteligência emocional possibilita a melhor condução para conversas difíceis, para lidar com situações desafiadoras, construir relacionamentos assertivos e estabelecer limites.

3 – Construa sua confiança profissional: a confiança é uma característica crucial para qualquer profissional, mas é especialmente desafiadora para as mulheres que normalmente enfrentam estereótipos e/ou preconceitos. É uma das habilidades que precisa ser desenvolvida. Embora as vezes não aconteça naturalmente, um processo de mentoria pode ser uma estratégia eficaz para ajudar a aumentar a confiança de uma executiva;

4 – Invista em educação e desenvolvimento contínuo: a busca de oportunidades de aprendizado, como cursos, treinamentos e workshops é essencial para o crescimento profissional. As mulheres devem buscar aprimorar suas habilidades e conhecimentos em áreas relevantes para suas carreiras, bem como buscar certificações e qualificações profissionais para aumentar a credibilidade e a competitividade no mercado de trabalho;

5 – Aprimore habilidades de comunicação e liderança: a comunicação assertiva é uma habilidade-chave, permitindo-lhes expressar suas ideias, opiniões e necessidades de forma clara, direta e respeitosa. Uma comunicação assertiva é base para a construção de relacionamentos mais sólidos, resolução de conflitos e influência positiva de seus pares;

6 – Gerencie tempo e prioridades: essa é uma dica essencial, principalmente para líderes femininas, que muitas vezes têm múltiplos papéis a desempenhar, tanto no trabalho quanto em suas vidas pessoais. Aprender a priorizar tarefas, delegar responsabilidades e estabelecer limites saudáveis pode ajudá-las a alcançarem equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;

7 – Desenvolva seu networking e rede de relacionamentos: construir e manter uma rede de contatos sólida pode abrir portas para novas oportunidades de carreira, fornecer suporte e orientação, além de ampliar o alcance e a influência de uma líder feminina dentro de sua organização e além dela.

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