back to top
27.9 C
Vitória
domingo, 16 junho 2024

Espanha: mil municípios com igreja evangélica

Foto: Reprodução/Oramos por Ti Espanha

Nos últimos anos, no país de tradição católica, o número de evangélicos cresceu impulsionado pela chegada de imigrantes da América Latina, África e Europa

Por Patricia Scott 

Pela primeira vez, a Espanha atingiu mil cidades com a presença de igreja evangélica. A informação foi divulgada, recentemente, pelo Evangelism in Depth (EVAF). Desde 1996, o ministério analisa a evolução da fé evangélica. 

Segundo Máximo Álvarez, diretor do EVAF, o número de evangélicos e de igrejas plantadas em solo espanhol aumentou nos últimos anos. O crescimento mais significativo ocorreu nas duas primeiras décadas do século 21, de acordo com ele, a partir da chegada de imigrantes da América Latina, África e Europa.

“Há muitas décadas existem igrejas e ministérios com esta visão de plantar igrejas onde ainda não há local de culto evangélico”, pontuou Álvarez, destacando ainda que a aceleração da fé evangélica foi impulsionada também por ações conjuntas de evangelização, além de plantação de igrejas no país, tradicionalmente católico.

- Continua após a publicidade -

“Missão doméstica” 

No entanto, cabe salientar que ainda existem 7.124 municípios na Espanha que não foram alcançados pelas Boas-Novas do Evangelho, conforme dado do EVAF. “Há 542 cidades com mais de cinco mil habitantes sem igreja evangélica e grandes bairros nessas localidades, onde não há igreja”, revelou Álvarez.

Para reverter esse quadro, ele considerou ser importante que as igrejas locais estejam conscientes da importância de evangelizar, como também plantar novas congregações. Desse modo, com o intuito de despertar as comunidades de fé, o EVAF tem promovido eventos missionários em diferentes localidades do país.

A instituição também tem distribuído com frequência materiais evangelísticos. Nas últimas semanas, Sevilha e Cádiz foram os focos da ação. A iniciativa integra um plano conjunto, que engloba as igrejas locais e a organização missionária OM. A ideia é que seja estendida em todo país.

“Cada igreja tem que plantar uma ou duas congregações e, em 2035, teríamos um mapa completo”, projetou Álvarez, afirmando que a visão de plantação de igrejas deve ser fortalecida. No entanto, há grande necessidade de “encorajar a liderança a prestar mais atenção à missão doméstica, o que significa facilitar a formação de plantadores de igrejas”.

Por isso, Máximo incentivou a realização de “semanas missionárias”. Assim, os dados fornecidos pelo EVAF podem ser compartilhados, o que refletirá em mobilizações efetivas de evangelismo. Com informações Evangelical Focus 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -