28.8 C
Vitória
domingo, 28 abril 2024

Em janeiro, mais de cinco mil judeus da Rússia retornaram a Israel

Foto: Reprodução

Desde o início da guerra com a Ucrânia, houve um aumento de 673%, o que significa que eles são os que mais imigram para a Terra Santa

Por Patricia Scott

Há um ano, Rússia e Ucrânia estão em guerra. Diante dessa complexa realidade, judeus buscam um local seguro para reconstruir a vida. Israel tem sido uma escolha recorrente, conforme informação do site The Jerusalem Post.

Houve um aumento de 637% no número de imigrantes judeus da Rússia para Israel. No total, foram mais de 5.500 somente no primeiro mês de 2023. Pelo menos 6.180 judeus chegaram à Terra Santa vindos de países da antiga União Soviética em janeiro de 2023, representando 93% das pessoas que fizeram “aliá” (como é chamada a imigração judaica para a Terra de Israel) neste período.

Relatório indica que, em janeiro de 2023, o número de imigrantes de antigas repúblicas soviéticas que chegaram a Israel por meio da Agência Judaica foi de 6.622, o que representa um aumento de 479% em comparação com janeiro de 2022. Vale destacar que mais de 320 judeus imigrantes eram da Ucrânia e 159 da Bielorrússia.

- Continua após a publicidade -

Novembro de 2022 foi o mês com mais imigrantes da Rússia, chegando a Israel. Foram mais de 6.700 pessoas. Os dados comprovam que a “aliá” do país russo não está caindo, como ocorreu com a Ucrânia.

Np entanto, durante o ano passado, menos de quatro mil judeus fizeram a “aliá” dos Estados Unidos e Canadá. Assim, a Rússia é o país com mais judeus imigrantes para Israel.

Com informações The Jerusalem Post 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -