23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Casas de judeus são marcadas com a Estrela de Davi

Foto: Reprodução

Os casos, que estão sendo investigados pela polícia alemã, geram preocupação no país

Por Patricia Scott [The Telegraph]

Em Berlim, a Estrela de Davi foi marcada nas portas de várias casas. As marcações do símbolo judaico têm causado preocupação e relembrado os tempos sombrios da perseguição aos judeus durante o regime nazista no século passado.

Nos últimos dias, quatro casos foram relatados à polícia alemã, o que aumenta as preocupações sobre a segurança do povo judeu na capital. Em uma das residências, a moradora é judia.

“Falo hebraico, falo ao telefone em hebraico e uso uma estrela de Davi”, relatou a jovem, que continuou: “Eu realmente pensei se deveria ficar em casa.”

- Continua após a publicidade -

Nos outros três incidentes, a polícia confirmou que pelo menos em um deles há um judeu residente. “Agora é objeto de nossa investigação descobrir se as outras casas têm um residente judeu e se os incidentes estão relacionados”, afirmou um porta-voz da polícia.

Cabe salientar que esse tipo de ação configura crime na Alemanha. Diante do conflito em Israel, a Estrela de Davi grafitada nas portas gera preocupação de que simpatizantes do Hamas planejem ataques a edifícios judaicos no país.

O chefe da inteligência interna no Estado da Turíngia, Stephan Kramer, advertiu que apoiadores do Hamas das manifestações e dos discursos de ódio partir para os ataques diretos a edifícios e pessoas judias ou israelenses na Alemanha. Ele também considerou o conflito em Israel pode motivar grupos islâmicos a intensificar atividades no país, considerando-o inimigo dos muçulmanos.

A embaixada israelense se manifestou na plataforma X [antigo Twitter], destacando que o grafite “reaviva as memórias mais dolorosas, especialmente na Alemanha”. Isto porque, durante o Holocausto, os judeus foram obrigados a usar estrelas amarelas de identificação.

Desde 2003, a União Europeia classifique o Hamas como organização terrorista. Na Alemanha, exibições públicas de apoio ao Hamas são proibidas apenas a partir de 2021. Segundo o Serviço de Inteligência Interna alemão, o Hamas não é uma organização com presença estruturada no país.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -