22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril 2024

Como se preparar para a maternidade?

Foto: FreePik

As mães são participantes do processo criativo de Deus, porque colaboram para a formação de pessoas, que visa a glória do Senhor

Por Patricia Scott 

A maternidade é uma bênção do Senhor que está atrelada a desafios. Ela começa bem antes do nascimento do bebê, seja ele planejado ou não. Nas Sagradas Escrituras, ser mãe é uma grande honra e alegria. No entanto, é também uma gigantesca responsabilidade. Ela deve amar os filhos, cuidando da sua casa com prudência, pureza, bondade e submissão (Tito 2.4-5).

Desse modo, a maternidade possibilita que as mulheres sejam participantes do processo criativo de Deus. Isto porque elas colaboram para a formação de pessoas, que visa a glória do Senhor. As mães podem influenciar as gerações a partir do ensino e do exemplo aos filhos. Por isso, podem moldar a sociedade através da orientação e dos princípios que honrem a Jesus e beneficiem a humanidade como, por exemplo, amor, perdão, gratidão, fé, honestidade, verdade, justiça.

“A maternidade é um projeto de vida, porque os filhos que uma mulher gera sempre serão seus filhos, independente da situação, da idade que tenham ou, até mesmo, se estão vivos ou não”, declara a pastora Patrícia Andrade, da Comunidade Evangélica Projeto de Deus, em Anchieta, zona norte do Rio de Janeiro. Como é um projeto para longo prazo, é desejável, segundo ela, que haja preparação na saúde física, espiritual, emocional, familiar, psicológica e financeira. “Desejável, porque nem sempre é possível ter equilíbrio em tudo”.

- Continua após a publicidade -
Como se preparar para a maternidade?
Foto: Arquivo Pessoal

Em entrevista à Comunhão, a pastora Patrícia Andrade destaca alguns pontos, que norteiam a maternidade. Confira!

Como enxergar a maternidade, conforme a Bíblia?
Apesar de o filho ser gerado pela mãe, ele não é uma extensão dela. Filhos são indivíduos que não nasceram para atender as expectativas de seus genitores, nem para suprir suas carências ou necessidades emocionais. Saúde mental e emocional é absolutamente indispensável para os filhos sejam gerados e cresçam em um ambiente que promova amor, afeto, segurança emocional e estabilidade, que são essenciais pra formação de indivíduos saudáveis.

É possível se preparar espiritualmente? Como?
Sim, é possível e até desejável. Um ambiente espiritualmente saudável é aquele onde a fé é ensinada desde a infância. A Bíblia ensina é preciso ensinar o menino qual o caminho que ele deve andar e que assim, mesmo se tornando um adulto, a fé em Deus que lhe fora incutida desde a mais tenra infância lhe guiará os passos (Provérbios 22.6). Orar (antes, durante e depois da gravidez) pelos filhos, preparando-os, pela fé e em oração, o futuro deles é indispensável. Meditar na Palavra de Deus incessantemente (Josué 1.8b) também é essencial pra que o seu futuro seja de prosperidade e sucesso, inclusive no exercer a maternidade.

Como a Bíblia diz que deve ser a maternidade?
Provérbios 31.28-29 destaca: “seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: “muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”! Uma mulher que consegue visualizar a maternidade como um projeto de vida, como uma missão, percebe a honra recebida de Deus. Ela entende que para ser bem-sucedida nessa missão precisa ser exemplar, não perfeita. Limitações todas têm, mas mães (na essência da palavra), são aquelas que dão o melhor de si para aqueles que gerou no ventre ou no coração (porque mães adotivas não são menos do que as biológicas) e, por isso, também percebe que gerá-los na fé em Cristo, para Deus, faz parte desta missão. 2 Timóteo 1.5 mostra o apóstolo Paulo reconhecendo que a fé de uma mãe pode contagiar seus filhos e até seus netos! Palavras podem convencer, mas o exemplo arrasta!

O que o papel da mãe na vida dos filhos, à luz da Bíblia?
Biblicamente, esses são aspectos fundamentais na maternidade à luz da Palavra:

Ensinar os filhos a amar ao Senhor: “Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.” (Deuteronômio 6.6-7 – NVI).

Educar os filhos e dar-lhes instruções claras sobre a vida: “Ouça, meu filho, a instrução do seu pai e não abandone o ensino da sua mãe. Eles serão um belo diadema sobre a sua cabeça e um colar para adornar o seu pescoço.” (Provérbios 1.8-9 – NVI)

Discipliná-los: “quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo” (Provérbios 13.24 – NVI)

Reconhecer que os filhos são herança do Senhor e que pertencem a Ele: “os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que Ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude” (Salmos 127.3-4 – NVI)

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -