24.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Cristãos são presos no Laos devido à fé em Jesus

Foto: Reprodução

Desde o início de 2023, os seguidores de Cristo são monitorados no país de maioria budista; e autoridades têm fechado igrejas  

Por Patricia Scott 

No Laos, desde o início de 2023, ao menos 15 cristãos, incluindo menores de idade, foram presos por autoridades locais em diferentes áreas do país. O motivo? A fé em Jesus. Segundo especialistas da Portas Abertas, essa é uma tendência que não viam há alguns anos. Eles relatam ainda que, no começo de fevereiro, três líderes de igrejas do Sul do Laos também foram presos, justamente por serem seguidores de Jesus.

Na manhã do último dia 3 de fevereiro, relata Portas Abertas, um caminhão da polícia para transporte de presos estacionou em um vilarejo no Sul do Laos. Naquele momento, todos os cristãos locais foram convocados para uma reunião de emergência. As autoridades exigiram que eles negassem a fé em Cristo. Caso contrário, seriam enviados para a prisão.

Segundo a agência missionária, muitos ficaram assustados. No entanto, permaneceram firmes na fé. Os três líderes responderam firmemente “não” à ordem dos policiais. Por isso, “eles foram arrastados para o caminhão, sendo levados para a prisão do distrito. Eles não tiveram direito de defesa”.

- Continua após a publicidade -

O país asiático está na 31ª posição na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2023, elaborada por Portas Abertas. A listagem elenca os 50 piores lugares para um cristão viver. No Laos, a religião predominante é o budismo.

Cristãos são presos no Laos devido à fé em Jesus
Parceiros de Portas Abertas ajudam cristãos no Laos – Foto: Portas Abertas

Em busca de ajuda

As esposas dos cristãos presos, mesmo abaladas pelo ocorrido, ligaram para os líderes da igreja oficial da província [a igreja que possui o registro oficial exigido pelo governo]. Infelizmente, relata Portas Abertas, os líderes da igreja oficial também haviam sido presos. Elas acabaram sem conseguir ajuda.

“Os três líderes presos participaram de um treinamento e avaliação eclesiástica que fizemos no ano passado e estavam firmes na fé em Jesus. Nossos parceiros locais já esperavam que isso acontecesse, já que os cristãos de igrejas vizinhas também foram presos e os templos dessas igrejas foram fechados”, compartilha Naomi*, parceira e especialista da Portas Abertas.

Diante do quadro de perseguição religiosa, muitos cristãos na região temem que mais igrejas sejam proibidas de funcionar na região nos próximos meses, expõe Portas Abertas. Apenas nessa área, duas igrejas domésticas foram fechadas, e outras comunidades de fé continuam sob vigilância das autoridades do Laos.

Parceiros locais da Portas Abertas ofereceram apoio prático e emocional para os membros da igreja, como também para as famílias dos líderes presos. Eles ainda dão suporte para os líderes cristãos locais, coo também para as organizações que ajudam a solucionar os casos pelas vias legais.

*Nome alterado por motivo de segurança.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -