23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Cristãos ajudam vítimas das enchentes em SC

Rio do Sul totalmente alagado - Foto: Rafael Dell Antonia/@riodosuldoalto

Campanha “Mutirão de Natal” arrecada alimentos para serem distribuídos às famílias afetadas pelas águas, que atingiram 70 cidades no estado 

Por Patricia Scott 

Enchentes afetaram Santa Catarina, neste mês de novembro, atingindo 70 cidades.  A influência do fenômeno El Niño, do aquecimento global e da própria estação do ano estão entre os principais fatores que contribuíram para os eventos climáticos extremos no estado.

Um dos município mais impactados foi Rio do Sul. A Defesa Civil informou que os alagamentos atingiram 24 dos 25 bairros da cidade, tendo 26% dos moradores desalojados. Quase 20 mil pessoas fora de casa. De acordo com a prefeitura da cidade, 50% das vias foram tomadas pelas águas. O poder público decretou estado de calamidade pública.

O nível do Rio Itajaí-Açu chegou a 10 metros acima do normal.  É a segunda maior enchente da história da cidade, que possui 72 mil habitantes, ficando atrás somente da de 1983, quando o rio chegou a 13 metros e 58 centímetros.

- Continua após a publicidade -

Residências, comércios, escolas e igrejas ficaram completamente submersas. Devido ao quadro de calamidade, a Igreja Adventista tem realizado ações sociais na região com o objetivo de ajudar a população atingida pela catástrofe.

Assim, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) está atendendo às necessidades das famílias atingidas pelas enchentes em Rio do Sul. A instituição já enviou 200 colchões, 450 kits de limpeza, além de mobilizar 70 voluntários locais, que atuam em diversos departamentos da igreja, para a realização de limpeza nas residências.

Cristãos ajudam vítimas das enchentes em SC
Foto: Reprodução/Agência de Notícias Adventistas

Além da mobilização social, eles compartilham a Palavra de Deus com mensagens de esperança para o conforto da população. A igreja e a escola da denominação têm servido como ponto de apoio para os voluntários auxiliarem os que precisam de ajuda. 

Campanha solidária

O Colégio Adventista de Blumenau está com a campanha “Mutirão de Natal”, que mobilizou os alunos, funcionários e pais para a participação de uma gincana solidária. A iniciativa arrecadou nove toneladas de alimentos, que foram enviados a Rio do Sul.

No total, a campanha, que está na quarta edição, já conseguiu mais de 20 toneladas de alimentos. Segundo o vice-diretor do Colégio Adventista de Blumenau, Jobson Santos, a meta para este ano é atingir mais de 40 toneladas. Todas as doações serão distribuídas entres os necessitados do Estado.

Comerciantes e empresários locais também estão colaborando com o projeto. Recentemente, a equipe profissional de basquetebol da cidade aderiu à campanha ao incentivar os torcedores a doarem um quilo de alimento não perecível durante a final do campeonato estadual.

A campanha “Mutirão do Natal” será encerrada no dia 3 de dezembro com um drive-thru solidário. O colégio está localizado na Rua São Paulo, 2325, no bairro Victor Konder, em Blumenau (SC). Com informações Agência de Notícias Adventistas

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -