22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril 2024

Crente deve ligar alerta no Carnaval

As igrejas devem criar programações especiais para adolescentes e jovens para o período do Carnaval. Foto: reprodução internet

Crente pode assistir aos desfiles das escolas de samba pela TV? E passear na praia onde está acontecendo a folia? Qual a melhor forma de aproveitar esse recesso?

Por Cristiano Stefenoni

Nem todos aproveitarão o feriado de Carnaval para ir a um retiro espiritual. Seja por falta de dinheiro, tempo ou outro motivo, o fato é que muitos evangélicos ficam sem saber como agir nessa época do ano. O crente pode assistir aos desfiles das escolas de samba pela televisão? E passear na praia onde está acontecendo a folia? O correto é ficar “preso” dentro de casa todos esses dias? Qual a melhor forma de aproveitar esse recesso?

O pastor Leonino Barbosa Santiago, mestre em Liderança pela Andrews University e líder de Mordomia da União Adventista Centro-Oeste Brasileira, explica que, no início, o Carnaval (do latim carnes levare) era um período em que os cristãos se afastavam do consumo da carne. Mas como o passar do tempo, perdeu-se o propósito religioso e passou a ter fortes ligações pagãs.

“O Carnaval se tornou um festival da carne, onde há orgia, bebedeira, prostituição, sexo livre, danças sensuais e orgias. Nos grandes centros, já há evidência de aumento da violência devido ao aumento do uso do álcool e de outras drogas. Assim, a recomendação é evitar sair nesses lugares”, alerta Santiago.

- Continua após a publicidade -

Além da questão espiritual, o pastor ressalta que os locais das festas de Carnaval devem ser evitados por uma questão de segurança. “É importante evitar sair devido ao aumento da violência e à exposição às situações de risco que podem acontecer durante os dias do Carnaval. Nessas horas, é importante estar em lugares mais seguros, tranquilos, onde dá para aproveitar tanto a natureza como a companhia da família ou dos amigos”, aconselha.

Por outro lado, o pastor alerta para que o cristão não leve o Carnaval para dentro de casa, como por exemplo, perder tempo assistindo aos desfiles das escolas de samba pela televisão.

“Segundo a Bíblia, pecado é a prática do mal, seja por pensamentos, palavras ou atos. Assim, o cristão deve avaliar: assistir ao desfile das escolas de samba trará algum benefício espiritual, enlevo ou crescimento? Claro que não! Por isso, a recomendação é seguir o princípio bíblico e não engrossar as fileiras do mal. Há muitas outras coisas úteis, positivas e abençoadas que podem ser feitas nesse período”, orienta o pastor.

Para os que não irão a um retiro espiritual da igreja, o pastor Leonino lembra que é possível, sim, aproveitar esse tempo de recesso para estar mais próximo de Deus.

“Você pode ter um retiro espiritual mesmo em casa. Podemos fazer isso de maneira simples, escolhendo textos da Bíblia ou um livro específico para leitura, ter momentos pontuais específicos de oração, enviar uma mensagem ou ligar para alguém que faz tempo que você não fala e aproveitar o momento para testemunhar do amor de Deus ou fortalecer os laços familiares e de amizade”, sugere.

Na sua opinião, a igreja também deveria oferecer opções para os que não sairão em retiro. “A igreja deve oferecer às famílias e aos seus fiéis atividades alternativas para integração, comunhão com Deus, oração, ajuda à comunidade, programações especiais na própria igreja ou em outros locais, atividades de missão, entre outras opções”, conclui.

Atenção especial com as crianças e os adolescentes

Já a pastora Aline Santos, da Igreja Batista Atitude, na Barra da Tijuca (RJ), diz que essa época do ano é preciso ter um cuidado especial em relação às crianças e aos adolescentes. “Conheço crianças que viram nas ruas cenas de sexo no período do Carnaval e isso despertou seus olhos para a pornografia. Então, cuide de sua família para que não sejam expostos a uma festa que o símbolo é o pecado e a promiscuidade”, alerta.

Ela orienta ainda as famílias a aproveitarem esse tempo para estarem mais unidas. “⁠Aproveite esse feriado para jogar com os filhos, colocar a leitura em dia. O ambiente que um retiro proporciona pode ser criado de sua própria casa e deixá-la ainda mais com o perfume de Cristo”, sugere.

E caso a igreja queria fazer algo nesse feriado, a pastora diz que é preciso cuidar para que as programações não foquem apenas no espiritual. “Cuidado para não dar aos nossos jovens e adolescentes eventos chatos e 100% espirituais. Temos que mostrá-los que também podemos fazer eventos com muita diversão, sem sair do propósito e da santidade que é ter uma vida com Deus”, finaliza.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -