23.8 C
Vitória
sábado, 27 abril 2024

Como montar um retiro espiritual para o feriadão

O retiro espiritual é uma oportunidade de renovar a fé para enfrentar os desafios do ano que se inicia, e claro, fortalecer o relacionamento interpessoal e fazer novas amizades. Foto: Divulgação ASN/adventistas.org

O feriadão de Carnaval se aproxima, e com ele, os tradicionais retiros espirituais realizados pelas igrejas. Confira dicas para ter um retiro bem-sucedido

Por Cristiano Stefenoni

O feriadão de Carnaval se aproxima, e com ele, os tradicionais retiros espirituais realizados pelas igrejas, uma forma de preservar a comunidade cristã, em especial a juventude, do ambiente promíscuo que se forma nas ruas e nas mídias nessa época do ano. Também é uma oportunidade de renovar a fé para enfrentar os desafios do ano que se inicia, e claro, fortalecer o relacionamento interpessoal e fazer novas amizades. Mas afinal, como preparar um bom retiro?  

Eventos como esses requerem tempo, dedicação e investimento. No geral, nessa época do ano os retiros já estão praticamente organizados, e muitos, com as inscrições encerradas. Mas se a sua igreja ainda não se mobilizou e pretende reunir a turma no feriadão, ou se já está na ativa, mas tem algumas dúvidas, Comunhão preparou um checklist para te ajudar nessa missão, confira:   

Escolha do local

Procure escolher um local que ofereça estrutura necessária para o retiro. Certifique-se de que o lugar escolhido tenha:

- Continua após a publicidade -

– Água potável

– Energia elétrica

– Banheiros

– Local para dormir abrigado do frio

– Cozinha

– Internet (se possível)

– Área de lazer

– Segurança

– Fácil acesso a locais de atendimento médico

– Estacionamento

– Kit de primeiros socorros

O que deve ter um bom retiro

A programação precisa ser diferenciada da igreja, mais leve, prática, porém bem espiritual, com conteúdos atrativos e interessantes. Até os momentos de lazer devem ser pensados com antecedência, sempre cuidando para que sejam atividades inclusivas e seguras.

– Momentos de oração

– Cultos

– Palestras e grupos de estudo

– Atividades de lazer

Alimentação

Não dá para agradar a todos, mas é importante que a alimentação seja balanceada, saborosa e diferenciada. Para isso fique atento a:

– Monte uma equipe de cozinheiros com experiência e peça a orientação deles sobre o cálculo necessário de comida que deve ser feito para cada participante, dentro dos dias do retiro. A regra é clara: evite o desperdício, mas é melhor sobrar do que faltar.

– O cardápio padrão deve ser dividido em café, almoço e jantar. Precisa ter proteínas, frutas, verduras, legumes, massas, pães, leite, sucos, arroz e feijão e sobremesas.

– Aproveite para fazer alguns lanches diferenciados como pizzas, hambúrgueres, lasanha, assados e outras delícias para divertir a turma.

– Procure saber, com antecedência, se alguém tem algum tipo de restrição alimentar e previna-se para atendê-los.

– Libere a turma para levar suas guloseimas de preferência como biscoitos, balas, chocolates, etc.

Cronograma

Sem um bom cronograma, o programa pode desandar. É preciso estar atento a todas as áreas de modo que o jovem entenda que retiro não é só lazer, mas compromisso, ou seja, os momentos espirituais devem ser cumpridos. O cronograma do retiro deve ter:

– Regras do retiro, principalmente, em relação a namoros no local

– Horário de acordar e dormir

– Horário das refeições

– Horários e temas das palestras

– Horários, locais e temas das atividades lúdicas e dos grupos de estudos

– Horário das gincanas, do lazer e dos jogos

– Contatos para tirar as dúvidas

Custos

Todo bom retiro tem um custo alto, que fica menor quando dividido entre os participantes. Quanto maior a quantidade de pessoas, mais barato fica, porém, perde-se em qualidade. Então estipule a quantidade de vagas e calcule um valor que cubra as despesas, mas que seja acessível.

Pode haver também algum programa para ajudar a custear aquele irmão que quer ir, mas não tem condições financeiras para isso. Outra dica é negociar a alimentação diretamente com os distribuidores, de modo a comprar em grande quantidade e reduzir os custos.

Divulgação

Utilize os recursos necessários para a divulgação, no caso, as redes sociais da igreja e do grupo de jovens, grupos no Whatsapp, uma lista de email e aplicativos da igreja.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -