22.7 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Clame pela Líbia: parte do país está destruída pelas inundações

Imagem mostra a cidade de Derna destruída após enchente - Foto: Reprodução

A tragédia é sem precedentes, tornando-se a mais mortal já registrada no Norte da África; pelo menos 10 mil pessoas estão desaparecidas

Por Patricia Scott [G1 e Portas Abertas]

Na Líbia, milhares de pessoas morreram e pelo menos 10 mil estão desaparecidas devido a tempestade Daniel que provocou enchentes, no último domingo (10). Há 20 mil desabrigados. A água destroçou barragens, derrubou prédios e pode ter destruído até um quarto de Derna, uma das cidades mais atingidas.

Segundo Mohamad al-Qabisi, diretor de um hospital de Derna, cerca de 2.200 pessoas morreram na cidade. Já o ministro da aviação, Hichem Abu Chkiouat, divulgou que há corpos por todo canto: no mar, nos vales e embaixo das pontes.

A catástrofe natural causou também o rompimento de duas barragens na região nordeste do país, que já estava inundada, além da destruição de quatro pontes. Especialistas em engenharia hídrica disseram à BBC que é provável que uma barragem superior, a cerca de 12 km da cidade, tenha falhado primeiro, fazendo a água jorrar em direção à segunda barragem, mais perto da área populosa de Derna.

- Continua após a publicidade -

A tragédia é sem precedentes para o país, tornando-se a mais mortal já registrada no Norte da África. Assim, Portas Abertas convoca os cristãos de todo o Brasil para interceder pela Líbia e por toda a população que sofre os estragos e perdas ocasionados pelas inundações.

Vale lembrar que o país enfrenta uma guerra civil, desde 2011, que o ditador Muamar Gaddafi foi destituído e morto. Atualmente, há um governo com reconhecimento internacional na capital Trípoli, e outro estabelecido ao leste da nação. “Essa divisão favorece a ação de grupos de extremistas islâmicos e de criminosos organizados”, ressalta a instituição missionária.

Segundo Portas Abertas, a Líbia fica na rota de fuga de refugiados da África Subsaariana, que seguem em direção à Europa. Os cristãos que vivem na Líbia enfrentam perseguição extrema, que pode resultar em morte. Isto porque a nação ocupa a 5ª posição na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2023. Nessa parte do território africano, os seguidores de Jesus são discriminados pela comunidade muçulmana, como também pela família. Eles, muitas vezes, são presos pelo governo e alvos da ação dos radicais islâmicos e criminosos.

Conheça os pedidos de oração divulgados por Portas Abertas 

  • Interceda para que o Senhor socorra toda a população da Líbia nesse momento delicado. Que experimentem o amor de Deus.
  • Clame para que os cristãos sejam supridos em todas as necessidades e consigam ser a presença de Jesus no país.
  • Ore para que as autoridades tenham sabedoria para receber socorro internacional e nas medidas de segurança.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -