back to top
25.5 C
Vitória
domingo, 14 DE julho DE 2024

China promove chefe de segurança a representante máximo do país em Hong Kong

China promove chefe de segurança a representante máximo do país em Hong Kong - Foto: Liaison Office
China promove chefe de segurança a representante máximo do país em Hong Kong - Foto: Liaison Office

A autoridade já foi alvo de sanções dos EUA. O Escritório de Interesses representa o governo central em Hong Kong e executa as decisões de Pequim

A China sinalizou que pretende manter uma linha-dura em relação a Hong Kong, ao promover Zheng Yanxiong como diretor de seu Escritório de Interesses na cidade. Ele até então comandava o Escritório para Salvaguarda da Segurança Nacional de Pequim.

A autoridade já foi alvo de sanções dos EUA. O Escritório de Interesses representa o governo central em Hong Kong e executa as decisões de Pequim.

Após líderes da China imporem uma lei de segurança nacional para conter protestos contra o governo que abalaram a cidade, Zheng liderou o órgão citado para combater a dissidência.

A política de segurança nacional virtualmente varreu da cidade a oposição política, com prisões em massa, e teve também como alvo dois meios de comunicação que fecharam as portas.

- Continua após a publicidade -

Zheng advertiu, durante entrevista em 2021, que os tribunais da cidade precisavam refletir o desejo da China e sua segurança nacional, ou perderão os poderes dados por Pequim. Alguns observadores legais viram as falas como uma ameaça ao Judiciário independente da cidade e ao Estado de Direito.

Ao assumir nesta segunda-feira o novo posto, Zheng disse a repórteres que buscará melhorar a comunicação entre Pequim e Hong Kong.

A cidade já superou os distúrbios políticos e a ordem voltou, mas é preciso ainda alcançar a prosperidade completa, havia dito ele no domingo. A nomeação de Zheng indica que a segurança nacional segue como prioridade em Hong Kong para a China.

Com informações Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -