21 C
Vitória
domingo, 28 abril 2024

Ano novo sem hábitos velhos

Se você não mudar os seus hábitos, os resultados serão os mesmos. Foto: Freepik

Um novo ano é uma oportunidade para melhorar a vida em todos os sentidos. Mas a Bíblia orienta mudar der atitude para ser bem-sucedido

Por Cristiano Stefenoni

Seja qual for o seu plano para 2024, uma coisa é certa: se você não mudar os seus hábitos, os resultados serão os mesmos, assim como os seus lamentos ao final do ano. Aliás, para o cristão, é fundamental buscar melhorar em todos os sentidos, seja espiritual, social, intelectual, financeiro e físico. Mas como fazer isso? A Bíblia dá alguma orientação a respeito?

“O livro de Salmos diz: ‘Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios’ (Sl. 90:12). Deus tem expectativa que seus filhos cresçam em sabedoria, estatura e graça e que se desenvolva como pessoa, ser humano, pai, marido, esposa, filhos e, acima de tudo, como cristão. E a mudança de um novo ano é sempre uma oportunidade para esse reavivamento. Mas o princípio é: não podemos esperar novos resultados repetindo as mesmas coisas”, afirma o pastor Leonino Barbosa Santiago, mestre em Liderança pela Andrews University.

Ele explica que um novo ano é a grande oportunidade que Deus permite aos seres humanos de fazer um recomeço em novos hábitos. Contudo, isso exige um processo. “Novos hábitos são formados por novos pensamentos. Novos pensamentos são formados por novos sentimentos. Por isso, temos que ter mais compromisso com Deus, com o próximo e conosco mesmo. Com essa visão, vamos crescer, melhorar, ajudar quem está perto de nós e viveremos uma vida nova”, justifica.

- Continua após a publicidade -

Para o pastor, toda mudança deve vir primeiro alinhada à vontade de Deus, pois com a orientação do Espírito Santo será possível seguir na direção certa. “Sentimentos alimentados viram atos, que depois, se tornam hábitos. Por isso, temos que ir à raiz. A Bíblia recomenda uma transformação pela renovação da mente (Romanos 12). Não podemos ficar esperando novos resultados, repetindo os mesmos erros. Por isso, precisamos identificar aquilo que atrapalha a nossa comunhão com Deus e o nosso relacionamento com o próximo, a nossa saúde emocional individual”, orienta Santiago.

Além disso, o pastor faz questão de enfatizar que Deus ama a o novo, o recomeço, as novas conquistas. “Deus é o autor das novas chances, por isso, Ele sempre nos dá um dia novo. O ontem é passado, o amanhã é o futuro e o hoje é chamado de presente, exatamente por ser uma dádiva. A cada manhã as suas misericórdias se renovam para que todos tenham a oportunidade, independentemente de idade, sexo, religião, raça e cor, de poder aproveitar e experimentar as mudanças, o crescimento”, ressalta.

Pastor Santiago diz ainda que o ditado popular “Pau que nasce torto nunca se endireita” não tem base bíblica, já que Deus é um especialista em mudanças, não apenas em melhoramento, mas em transformação.

“O Senhor consegue transformar um pai violento em amável, um jovem rebelde em filho obediente e respeitador. Com Deus a mudança é radical, permanente e progressiva. A Bíblia é o melhor manual para a mudança de hábitos, afinal, ela fala da raiz do problema, da fonte da impiedade, do mal e nos convida a uma mudança”, finaliza.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -