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quinta-feira, 2 maio 2024

Alcir Guimarães: Planejamento financeiro é “oxigênio” para o crescimento da organização

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“Prioridade é tudo aquilo que traz retorno” - Foto: Arquivo Next

O escritor Alcir Guimarães, que é empresário e contabilista, destaca a importância das metas e do conhecimento do mercado para alcançar o sucesso

Escritor renomado, Alcir Guimarães é autor do livro “Encontre seu Foco”, da Citadel Editora. Na obra, ele destaca o crescimento contínuo, a mentalidade, os objetivos e o propósito, alertando que a fórmula mágica apresentada em muitos discursos desconsidera o tempo, a energia e o empenho dedicados para conquistar o sucesso. Guimarães também é líder do Crie – Cristão Empreendedores. A iniciativa realiza ações voltadas para empresários, empreendedores e microempreendedores na Igreja Batista da Lagoinha, em Niterói,
Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Empresário e contabilista, o CEO da Focus revela a importância das metas e do conhecimento do mercado para alcançar o sucesso. Alcir gerencia uma rede com mais de dois mil clientes e 400 funcionários. “A contabilidade serve de modelo para qualquer outro segmento, e atua diretamente em pontos cruciais não apenas da operação, mas na própria gestão do negócio para que ele seja bem-sucedido e próspero”.

Durante a pandemia (entre 2020 e 2022), o número de novas organizações no Brasil cresceu 25,3%, na comparação com os três anos que antecederam a Covid-19 (entre 2017 e 2019).

Os dados do governo federal foram levantados pela plataforma Yooga e mostram que 94% dos novos negócios são iniciativas de microempreendedores, impactados diretamente pelas condições impostas pela crise sanitária e econômica.

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O levantamento aponta ainda que o crescimento é reflexo da mudança abrupta na renda das pessoas na pandemia, com queda de poder aquisitivo e aumento do desemprego.
Entre 2020 e 2022, os pequenos negócios que começaram as atividades foram 305.254 enquanto 255.597 organizações de outros portes também iniciaram atuação. A plataforma informou, inclusive, que o número de organizações que encerraram as atividades foi menor no período pandêmico (3,6 milhões) do que nos anos anteriores (4,5 milhões).

Como estabelecer prioridades no orçamento da organização?

Prioridade é tudo aquilo que traz retorno. Essas despesas são, de fato, as principais para que seja possível atingir o objetivo financeiro, que é o retorno planejado. Por isso, é importante compreender quais são as despesas que dão retorno e as que são base. O grande segredo, hoje, de um negócio não está somente em vender bem, mas também em controlar as despesas, o que será fundamental para o sucesso financeiro.

O que é necessário para um bom planejamento financeiro?

Antes de entrar na ideia do planejamento financeiro em si, é importante ter uma visão clara do negócio, mediante ao cenário atual e às possibilidades que existem, além dos desafios existentes. É importante ter clareza e uma visão madura. Ao passo que tenho essa transparência – negócio versus realidade do momento, com cenários e oportunidades – é preciso estruturá-lo.

Ao iniciar um plano de negócio (business plan) é necessário planejar os próximos um ou dois anos, pelo menos, sem ter a participação da pessoa física. Não se pode nunca misturar os gastos da pessoa física com a organização. A pessoa física não deve se mover nesses um ou dois anos. É fundamental clareza das receitas, de uma forma bem cartesiana, conservadora, e as saídas de caixa para os próximos dois anos.

Alcir Guimarães: Planejamento financeiro é “oxigênio” para o crescimento da organização

O fluxo de caixa precisa estar bem organizado para não ser pego de forma desprevenida. Para além das receitas e despesas, estabelecer os eventuais investimentos nos primeiros dois anos. O primeiro ano inicial será fundamental para que haja uma estruturação mais firme e mais sólida para os anos vindouros.

Para as organizações estruturadas, é importante aprender com os erros de 2022 e as oportunidades não suprimidas. Também é necessário saber qual o fluxo de caixa para alcançar essas e outras oportunidades perdidas e melhorar ainda mais as que já estão em andamento.

É importante manter uma planilha com os recursos que entram e os pagamentos? Por quê?

O que é importante nessa planilha é o histórico dessas receitas e despesas. Todas as receitas e despesas fixas, ainda que com valores variáveis, devem fazer parte da planilha de uma forma muito madura. Elas são importantes para saber que as despesas existem e para a preparação de melhorias das entradas, mas também controlar bem as saídas.

Ao mesmo tempo, se um recurso ou uma despesa começa a acontecer comumente, deixa de ser variável e passa a ser fixa – ainda que tenha valor oscilante. Uma despesa que acontece uma ou duas vezes no ano, é uma despesa variável, não é totalmente fixa. Mas aquela que surge reiteradamente se torna fixa.

A reserva financeira é importante? Por quê?

É importante, sim. Mas as pessoas confundem muito reserva financeira com de emergência. Toda reserva é uma reserva de oportunidade, ainda que às vezes uma reserva de oportunidade nem sempre vá acontecer. Para quem é empreendedor e para aqueles que estão nos primeiros anos da organização, a reserva – que muitas vezes as pessoas confundem com necessidade -, é muito relativo. Vejo muito a confusão entre pessoa física e pessoa jurídica.

Alcir Guimarães: Planejamento financeiro é “oxigênio” para o crescimento da organização
“Não se pode misturar os gastos da pessoa física com a organização”

Uma pessoa física pode ter uma reserva pessoal por uma questão de saúde, por exemplo. No entanto, a organização não deve ter uma reserva de emergência, e, sim, de oportunidade. Com certeza, oportunidades acontecerão muito mais que as emergências. O que faz uma organização crescer é oportunidade. Então toda reserva é uma reserva de oportunidade. Se uma situação muito ruim foi preciso um fluxo de caixa para uma emergência, faz parte. Quando uma organização está começando, a reserva não é de sobrevivência, mas de oportunidade.

Como estabelecer o valor mensal da reserva financeira?

É necessário estabelecer uma reserva mensal de oportunidade. O importante não é o quanto se ganha, mas o quanto é gasto e o quanto se guarda. O que estabelecerá o futuro não é o quanto você ganha, hoje, mas o quanto você guarda para as oportunidades vindouras. As pessoas confundem muito com aumentar receita, mas o que gera crescimento não é o quanto se ganha, é o quanto se guarda em cima do que se gasta.

Para quem está endividando, quais os principais passos para sair do vermelho?

Para quem está endividado, é preciso ter a clareza do valor da dívida que possui e não fugir. A fuga gera ilusão, o que vai virar uma bola de neve cada vez maior.

É preciso clareza muito grande, pelo menos no ano que se inicia, sobre qual vai ser o fluxo de caixa real da atividade que exerce. Uma vez tendo essa clareza totalmente madura e coesa da realidade do fluxo de caixa para o ano, terá que renegociar com o banco ou tenta enxugar as despesas de uma forma que não prejudique as operações.

Em uma lista de dívidas, como colocar em ordem por prioridade para liquidá-las?

Essa lista de dívidas é bem clara e fácil de responder. Em um balancete contábil, – é até legal de explicar isso -, do lado esquerdo tem os ativos, que são os famosos bens de uma organização. É onde houve aplicação de fato de todo o recurso da organização, caixa, estoque, mobilizado, instalações. Do lado direito, são as obrigações, as origens de onde vieram as aplicações que foram feitas em ativos. São bancos, funcionários, prestações de serviço, obrigações tributárias. No ativo, estará por ordem de liquidez.

O ativo circulante, por exemplo, são todos aqueles que têm uma liquidez dentro de um ano. Ainda assim, dentro de um ano do ativo circulante, há aquelas que liquidam mais rápido. Por exemplo, a primeira conta sempre são os caixas e os bancos, que têm liquidez imediata. Depois, o estoque, que também é uma liquidez um tanto quanto imediata.
A seguir, clientes, que é um direito que tenho sobre vendas. Todos os ativos estão por ordem de liquidez. Do lado passivo, que está do lado direito, isso muda. Elas vão estar por ordem de prioridade.

As dívidas e despesas que são prioridades são as que fazem seu negócio literalmente operacionalizar com sucesso.

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