23.8 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril 2024

Ações promovem respeito às diferenças e inclusão de portadores de Down

ação_igreja_adventista_síndrome_de_down
Pietro Lourenço, de 5 anos, destaca-se na ação realizada por jovens no movimento de uso de meias diferentes - Foto: Divulgação

Jovens adventistas distribuíram material informativo, fizeram atividades interativas e aderiram ao movimento das meias trocadas

Jovens adventistas da região metropolitana e do Sul do Espírito Santo, mais precisamente dos municípios de Cariacica, Vila Velha, Guarapari e Marataízes, realizaram, entre o último sábado (16) e essa quarta-feira (20), ações de conscientização para lembrar o Dia Internacional da Síndrome de Down.

O objetivo da iniciativa foi promover e ressaltar a importância da aceitação, da empatia e da convivência harmônica com os portadores dessa condição genética.

“Pais encontram apoio e esperança ao verem seus filhos incluídos e amados. O movimento busca conscientizar sobre a importância de dar atenção e reconhecimento às pessoas com Síndrome Down. Cada pessoa é vista como um presente especial, trazendo alegria e inspiração por onde passa”, destacou Jamyl Lourenço, pai de Pietro, que tem a síndrome.  

As ações incluíram momentos de interação, como o dos jovens com meias trocadas, um sinal difundido mundialmente para incentivar o debate sobre a Síndrome de Down. As meias distintas uma da outra chamam atenção para a necessidade de falar das diferenças e minimizar o preconceito. Acompanhados de equipe de louvor e banda, os jovens levaram a mensagem às ruas. Enquanto entoavam canções, distribuíam folhetos, água mineral e exemplares do livro “O Grande Conflito”, visando à inclusão social e também ao fortalecimento de valores espirituais. 

- Continua após a publicidade -

Marco histórico

O Dia Mundial da Síndrome de Down é celebrado desde 2012, após ter sido proclamado pela Assembleia Geral. O propósito é aumentar a sensibilização envolvendo países, entidades da ONU e outras organizações internacionais e sociedade civil, incluindo ONGs e sector privado. De acordo com a ONU, pessoas com síndrome de Down podem melhorar a qualidade de vida com cuidados e apoio parentais, orientação médica e sistemas comunitários de apoio, como educação inclusiva em todos os níveis. Estima-se que a incidência da condição, causada por uma alteração no cromossomo 21, seja de entre um em cada 1 mil ou um em 1,1 mil nascidos vivos em todo o mundo.

Ações promovem respeito às diferenças e inclusão de portadores de Down
As meias diferentes promovem o Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março – Foto: Divulgação
Ações promovem respeito às diferenças e inclusão de portadores de Down
Foto: Divulgação

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -