23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Atletas de projeto social do sertão baiano participarão da Maratona de Vitória

Com o apoio do Instituto Água Viva, os dois jovens encontraram a oportunidade para superar as dificuldades a partir do atletismo

Por Patricia Scott

Os jovens Gabriel dos Santos, de 20 anos, e Josileno Pereira, de 18, chegarão ao Espírito Santo, nesta quinta-feira (24), para a Maratona de Vitória. O evento acontecerá no próximo domingo, 27 de agosto, na capital capixaba.

Os dois atletas são frutos do projeto Esporte desenvolvido pelo Instituto Água Viva (IAV), cidade de Miguel Calmon, na Bahia. Na base instituição, ocorrerem aulas de atletismo para jovens em situação de vulnerabilidade social. Promessa do atletismo, Gabriel corre cinco quilômetros em 18 minutos, marca de profissionais, de acordo com especialistas.

Gabriel e Josileno vivem em uma área de extrema pobreza, no Sertão Nordestino. A região possui o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) como um dos menores do país. 

- Continua após a publicidade -

Os dois atletas enfrentaram situações de abandono familiar, além da pobreza, má alimentação e da seca típica da localidade onde residem. No entanto, os jovens encontraram no Instituto Água Viva a oportunidade para a superação das dificuldades a partir do atletismo.

Gabriel e Josileno iniciaram o esporte em chão de terra batida dos povoados sertanejos. Agora, com o apoio do Instituto Água Viva, eles contam com roupas e tênis adequados para a prática do atletismo, como também de assessoria para que possam permanecer no esporte.

Assim, com o objetivo proporcionar mais visibilidade aos dois atletas, o IAV firmou parceria com a Fortlev. A empresa é a responsável por viabilizar a participação de Gabriel e Josileno na Maratona de Vitória.

Sobre o Instituto Água Viva
Criado em 2015, o Instituto Água Viva (IAV) é uma organização social sem fins lucrativos que atua no Sertão do Nordeste, sobretudo nos estados da Bahia, Piauí, Paraíba e Pernambuco. O Sertão, na região do semiárido, foi escolhido por ser uma área de extrema pobreza e vulnerabilidade social, onde quase nenhum projeto governamental está inserido, e os índices do IDH estão entre os piores do país: uma média de 0,550 e com renda per capta abaixo de ½ salário mínimo. A sede do IAV está localizada no Espírito Santo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -