29.9 C
Vitória
quinta-feira, 29 outubro 2020

Volta às aulas

Leia também

‘Nós estamos fazendo mais com menos’, diz Bolsonaro

"É uma honra muito grande ter um Exercito brasileiro com esse grau de patriotismo e dedicação à pátria", decalarou o presidente

Ex-porta-voz Rêgo Barros critica Bolsonaro em artigo

No ano passado, o porta-voz passou a ser alvo de críticas de um dos filhos do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ)

Governo não planeja prorrogar GLO na Amazônia até 2022, diz Mourão

Vice-presidete apresentou nesta quarta-feira, 28, ao presidente Jair Bolsonaro o planejamento de estratégias do Conselho da Amazônia

O escritor T. S. Eliot é autor de um dos mais belos pensamentos que eu conheço. Ele diz o seguinte:

“Não devemos parar nossas explorações, e o final de todas as explorações será chegar ao ponto onde começamos e ver o lugar pela primeira vez”.

Nós, seres humanos, somos exploradores por natureza. As descobertas e os desafios exercem sobre nós um grande fascínio. Por isso, poucas coisas são tão importantes quanto o estudo. Afinal, é ele que nos possibilita explorar o maravilhoso universo do conhecimento.

Todos os estudantes estão vivendo, neste mês, o clima de volta às aulas. Após um período de merecidas férias, retornamos à escola, às faculdades e aos seminários. Aguardam-nos novas e fascinantes descobertas. Sem dúvida, aprenderemos coisas importantes, que enriquecerão nossas vidas e nos prepararão para o futuro.

Mas que tal ver de um jeito diferente, nessa volta às aulas, o lugar onde você estuda?

A Bíblia está repleta de voltas maravilhosas. Jacó voltou para casa e viu Esaú não mais como um adversário, e sim como um irmão. Moisés retornou ao Egito não para reclamar o trono, mas para libertar seu povo. Os exilados em Babilônia regressaram a Judá e aprenderam a dar valor à terra da qual haviam saído por causa dos seus pecados. Paulo voltou a Jerusalém não mais para perseguir os cristãos, e sim para unir-se a eles na proclamação do Evangelho.

O que todos esses personagens tiveram em comum? Eles voltaram a um lugar que já conheciam (ou pensavam que conheciam), mas o enxergaram, de verdade, pela primeira vez. E quais foram os resultados? Grandes bênçãos e transformações!

Deus está sempre nos trazendo de volta, mas ele deseja que enxerguemos nosso ponto de partida de um jeito diferente. Quer que vejamos nossa escola como um campo missionário. Quer que valorizemos nossa classe na EBD (Escola Bíblica Dominical) como o grande privilégio que ela é. Deseja que entendamos que cada hora que passamos no cursinho é uma manifestação do seu amoroso cuidado, e um preparo para grandes conquistas. Isso significa que você não precisa de uma mudança de ares, e sim de uma mudança de atitude.

“O final de todas as explorações será chegarmos ao ponto onde começamos e ver o lugar pela primeira vez”, escreveu Eliot. Quando isso acontece, a gente sabe que mudou (ou melhor, que cresceu). Volte às aulas com uma alegre disposição e uma elevada expectativa. As bênçãos do Senhor estão ali, prontinhas, esperando por você. Só é preciso ter olhos para ver.

Pastor Marcelo Aguiar
Pastor adjunto da Igreja Batista da Mata da Praia, em Vitória; psicólogo clínico e escritor

Matéria anterior A Igreja
Próxima MatériaToque no Altar
- Publicidade -

Matérias relacionadas

‘Nós estamos fazendo mais com menos’, diz Bolsonaro

"É uma honra muito grande ter um Exercito brasileiro com esse grau de patriotismo e dedicação à pátria", decalarou o presidente

A bíblia condena a masturbação?

"A masturbação não é uma prática inofensiva como a maioria defende. Ela pode causar dependência" Por vivermos uma cultura cada vez mais influenciada pelo humanismo...

O livro, fonte de prazer e informação

Carlos Drummond de Andrade: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede”

Animais silvestres podem trazer riscos à saúde

Isso significa que seis em cada dez brasileiros entendem que o contato próximo com animais silvestres traz riscos de transmissão de zoonoses. Saiba mais!

Covid-19 chega ao maior campo de refugiados da Jordânia

Médicos Sem Fronteiras atendeu sete casos confirmados no último mês no centro de tratamento instalado no campo, que abriga 76 mil refugiados sírios. Saiba mais!

Trilo canta “Qual é o pensamento”

É a terceira canção lançada pelo grupo pela Universal Music. Confira!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Nova fase da Academia da Bíblia SBB

Com novos cursos, o projeto de capacitação bíblica da SBB deseja auxiliar o cristão no estudo aprofundado da Palavra de Deus. Saiba mais!

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.