22.7 C
Vitória
sábado, 27 abril 2024

11 dicas para ensinar sobre finanças às crianças

Foto: FreePik

É importante conectar os ensinamentos aos valores cristãos, como generosidade, mordomia responsável e a importância de honrar a Deus com os recursos

Por Patricia Scott

A Bíblia contém muitos exemplos e princípios financeiros que podem ser compartilhados com as crianças, como a parábola dos talentos (Mateus 25.14-30) e os ensinamentos sobre generosidade. Uma das vantagens de ensinar aos pequenos acerca da administração do dinheiro é estabelecer uma base sólida para o futuro.

“A educação financeira deve ser adaptada à idade e ao nível de compreensão da criança. Quanto mais cedo você começar a ensinar esses princípios, mais sólida será a base financeira da criança no futuro. É uma habilidade fundamental para o sucesso financeiro ao longo da vida”, explica Francilene Santos, especialista em Educação Financeira.

Segundo ela, é importante conectar os ensinamentos financeiros aos valores cristãos, como generosidade, mordomia responsável e a importância de honrar a Deus com os recursos. “Lembre-se de que o ensino de educação financeira para crianças requer paciência e consistência”.

- Continua após a publicidade -

Francilene destaca ainda que ao adquirirem habilidades financeiras, desde cedo, as crianças, à medida que crescem, ficarão mais bem preparadas para tomar decisões sábias que envolvam o dinheiro. “Além disso, o ensino de valores bíblicos relacionados às finanças fornece uma base sólida para uma vida financeira saudável e alinhada com a fé”.

Veja as 11 dicas para ensinar sobre finanças às crianças 

  • Use exemplos práticos: Ensine por meio de exemplos do dia a dia. Ao fazer compras, explique o processo de tomada de decisão, como comparar preços e considerar necessidades x desejos.
  • Dê uma mesada: Estipule um valor e ajude a criança a criar um orçamento pessoal, separando dinheiro para gastos, economias e doações. Não complemente a mesada caso o valor do que ela deseja comprar é maior do que o valor disponível.
  • Incentive a economia: Auxilie a criança a estabelecer metas de economia, como para um brinquedo desejado, por exemplo, e explique como economizar regularmente pode ajudá-la a alcançar essas metas.
  • Ensine sobre gastos: Explique a diferença entre necessidades e desejos. Discuta como priorizar gastos necessários, como alimentos e roupas, antes de gastar com itens supérfluos e desnecessários.
  • Estabeleça exemplos positivos: As crianças observam os adultos, seja um modelo positivo demonstrando práticas financeiras responsáveis.
  • Compreensão de juros e empréstimos: Explique conceitos básicos de juros e empréstimos de forma simples. Utilize exemplos, como um empréstimo de um amigo que precisa ser pago de volta com um valor extra.
  • Compras inteligentes: Mostre como pesquisar antes de fazer uma compra. Compare preços e qualidade de produtos antes de tomar a decisão. Ensine sobre as consequências de cada escolha.
  • Aprenda com erros: É normal cometer erros financeiros. Ajude a criança a entender que cometer erros é uma oportunidade de aprendizado.
  • Enfatize a importância da doação: Ensine a criança a usar parte da mesada para causas beneficentes, cultivando um senso de responsabilidade social. Mostre às crianças a alegria de compartilhar com os outros, incentivando-a a doar parte de seu dinheiro para causas importantes.
  • Incentive a poupança de longo prazo: Além das economias imediatas, ajude a criança a entender a importância de economizar para objetivos de longo prazo, como a faculdade ou a aposentadoria.
  • Diálogo aberto: Mantenha um diálogo aberto sobre dinheiro. Esteja disponível para responder a perguntas e discutir questões financeiras.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -