23.8 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril 2024

Michel Temer é preso pela Lava-Jato

Foto: Reprodução

Além do ex-presidente Lula, o Brasil tem mais um ex-presidente detido

O ex-presidente Michel Temer foi detido pela Operação Lava Jato no Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira (21).

O mandado foi expedido pelo juiz Marcelo Bretas da 7ª Vara Federal, da força-tarefa da Lava Jato carioca. A polícia também está em busca de Moreira Franco, ex-ministro ex-ministro de Minas e Energia do governo Temer.

De acordo com o G1, a Polícia Federal (PF) tentava rastrear e confirmar a localização de Temer, sem ter sucesso, desde a quarta-feira (20). O ex-presidente responde a dez inquéritos e cinco deles tramitavam no Supremo Tribunal Federal (STF).

Os inquéritos, que estão correndo em primeira instância, foram abertos à época em que o Temer era presidente da República e foram encaminhados à primeira instância depois que ele deixou o cargo. Já os outro cinco froam solicitados pelo ministro Luís Roberto Barroso quando Temer já não tinha mais foro privilegiado.

- Continua após a publicidade -

Temer estava sendo investigado desde o ano passado. Agora, o delator José Antunes Sobrinho, dono da Engevix, informou que pagou R$ 1 milhão em propina, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho (amigo de Temer), do ex-ministro Moreira Franco e com o conhecimento do ex-presidente. Na oportunidade, a Engevix fechou um contrato em um projeto da usina de Angra 3.

Trajetória

Michel Temer (PMDB) foi o 37º presidente da República do Brasil. Ele assumiu o cargo em 31 de agosto de 2016, após o impeachment de Dilma Rousseff, e ficou até o final do mandato, encerrado em dezembro do ano passado.

Assumiu cargos no governo estadual de São Paulo. Ainda na década de 1980, foi deputado constituinte e, alguns anos depois, foi eleito deputado federal quatro vezes seguidas. Chegou a ser presidente do PMDB por 15 anos.

Eleito vice-presidente na chapa de Dilma duas vezes consecutivas, Temer chegou a ser o coordenador político da presidente, mas os dois se distanciaram logo no começo do segundo mandato.


leia mais

Lula preso!

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -