Filme da Reforma protestante ganha prêmio

Filme da Reforma protestante ganha prêmio
Filme contou a história dos 500 anos da Reforma Protestante de forma diferente. (Foto: Reprodução/ Google)

Filme é da Reforma Protestante. É do Projeto Reformadores. Foi premiado como melhor filme na categoria Tele Filme. A premiação é do Festival Internacional Colaborativo Audiovisual (FICA).

A premiação foi no início desse mês, no Rio de Janeiro. O projeto Reformadores foi premiado pelo prêmio FICA. Os idealizadores são Raphael e Nathanael, da igreja Presbiteriana da Gávea, no Rio de Janeiro. O tema do filme é “Reforma protestante”. Tem 30 minutos de duração. O curta apresentou uma forma diferente de abordar o assunto, mais dinâmico e de fácil compreensão.

O foco é na figura de Reformador, mas sem depender de personalidades históricas como Lutero e Calvino limitados ao século 16. “Nosso objetivo foi mostrar como pessoas foram Reformadoras em outros campos e nações”, disse Raphael.

O roteiro começou a ser produzido em outubro do ano passado. Em dezembro foi lançada uma campanha de financiamento. Depois teve a escolha de atores e de locações. As gravações começaram em julho e foram até outubro.

O elenco principal foi escolhido de várias formas. “Thiago Justino, por exemplo, ator que interpreta o professor do futuro, foi contatado devido à sua participação no filme Comboio de Sal e Açúcar, estreado no Festival do Rio de 2016”, contou Rafael.

Projeto Reformadores

O Projeto ganhou o prêmio de melhor filme na categoria Tele Filme. O festival categoriza como filmes de 20 a 60 minutos. A produção é 100% independente. Mas tem o apoio da Igreja Presbiteriana da Gávea, da qual os dois são membros. A dupla de filmmakers é parceira de longa data. Os dois são apaixonados por cinema. E atuam em projetos evangelísticos que vêm desenvolvendo nos últimos três anos.

Filme “Reforma Protestante”