24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril 2024

Férias: descanso pode fazer a diferença

Entre os benefícios das férias estão a reaproximação entre os membros da família - Foto: Wirestock

Famílias contam experiências e especialistas comentam sobre como o período de férias pode beneficiar corpo e a mente

Por Ayanne Karoline (atualizada por Victor Rodrigues)

Ir à praia, à montanha, ao clube, ao resort, ou apenas relaxar em casa. Não importa a escolha, ter férias em família já é motivo para comemorar. Afinal, é tempo de descansar, de se desligar da rotina e de aproveitar! Após um ano inteiro de trabalho, nada melhor do que curtir o momento de pausa, assim como fez Deus depois de seis dias de intensos esforços na criação do mundo. Ele “abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação” (Gênesis 2: 3).

Férias: descanso pode fazer a diferença
Felipe e Denise Bermudes junto com os filhos nas férias. Foto: Arquivo Pessoal

“Devemos lembrar que Deus não descansou porque estava cansado. Parou para avaliar, para nos dar o exemplo. No Salmo 23 encontramos o salmista dizendo que Deus nos leva a pastos verdes e às águas tranquilas. Ele refrigera nossa alma”, lembra Erasmo Vieira, psicólogo e pastor da Igreja Batista, em Vitória. Tanto do ponto de vista bíblico como do olhar médico e psicológico, ressalta ele, o descanso é uma necessidade de extrema importância. “Quando descansamos e nos divertimos, produzimos oxitocina e outros neurotransmissores necessários ao bem-estar. Produzimos relaxamento mental e emocional, que nos dão predisposição para enfrentar as lidas da vida”, explica.

Para curtir os dias sem compromissos profissionais, uma das formas mais eficazes e buscadas pelas famílias são as viagens. A jornalista Denise Klein Bermudes, frequentadora da Igreja Presbiteriana, em Vitória, pega a estrada pelo menos uma vez por ano com o esposo, Filipe Bermudes e os filhos, Ilan e Eric, de 14 e 10 anos. “Sempre temos alguns lugares em mente que gostaríamos de conhecer e os deixamos em nosso radar, buscando adequar à realidade financeira do momento. Ficamos de olho em oportunidades, principalmente em promoções das companhias aéreas, para organizarmos as férias. Normalmente, após conseguir uma boa compra do aéreo é que partimos para ver hotel, aluguel de carro e os programas que faremos no local”, contou.

- Continua após a publicidade -

Para a família Bermudes, as férias significam relaxamento completo, mudança de clima e fuga da rotina. “Se ficamos em casa, sempre temos coisas pra resolver, cuidar, limpar, comprar, e não nos desligamos. A viagem nos permite ficar juntos o dia inteirinho em um clima diferente. Descobrimos e ensinamos novas coisas, além de resolvermos imprevistos que sempre aparecem”, revela Denise.

Tempo de qualidade

Férias: descanso pode fazer a diferença
Pastor Thiarlles Boecker e família em passeio a Pedra Azul – Foto: Arquivo pessoal

Mas nem sempre é preciso ir muito longe para encontrar o descanso merecido. O pastor Thiarlles Boeker, Secretário Executivo na Igreja Adventista do Sétimo dia da União Sudoeste Brasileira, reflete sobre a importância de dedicar um tempo para o descanso junto com a família. “Durante o ano fazemos escolhas, em detrimento de outras, o que deixa a família muitas vezes em segundo plano na agenda. As férias são um presente, não só para compensar o tempo perdido, mas também para relembrar o quanto nos faz bem estarmos juntos sem aquela correria imposta ao longo dos meses”, observa.

Entre os benefícios para a comunhão em família, o pastor cita a reaproximação com o cônjuge, reavivando o amor, e o olhar para os filhos, observando o quanto estão aprendendo de nós. Ele ainda comenta sobre a influência das férias para o ano seguinte. “Quem sabe será o pontapé inicial para meses diferentes, em que escolheremos cuidar melhor das riquezas incontáveis que estão num cofre que conhecemos como lar”, comenta o pastor, que destaca o olhar do apóstolo Paulo ao escrever para Timóteo, “se alguém não cuida dos seus parentes, especialmente de sua própria família, está negando a própria fé” (I Timóteo 5:8). “Aqueles que creem em Cristo cuidam desse bem precioso, chamado família”, finalizou Boeker.

Xô, estresse!

Férias: descanso pode fazer a diferença
Márcia Demuner é psicóloga e frequentadora da Igreja Batista – Foto: Arquivo pessoal

E nada melhor do que praia, sol e descanso para deixar o estresse de lado e curtir as férias com os familiares. Esse é o lema da família da auxiliar administrativa Fernanda Seibert. Ela e o marido julgam essencial tirar o tempo para relaxar com as duas filhas. “Férias ajudam muito na saúde mental, que é a regente de todo o corpo”, avaliou Fernanda.

E ela está certa. De acordo com a psicóloga Márcia Demuner, as férias são de grande importância para equilibrar o estado psicológico e físico do ser humano. É nesse período que há um descanso da mente para renovação das emoções. “Ocorre um alívio das constantes pressões vividas no trabalho, o que permite ao indivíduo melhorar os relacionamentos familiares, o aproveitamento acadêmico e o desenvolvimento profissional”, detalha Márcia.

Porém, a psicóloga alerta que, para aproveitar os dias de descanso ao máximo, é preciso o desligamento total das atividades profissionais e o investimento em tempo de qualidade com a família e amigos, mudando a rotina. “Sem isso, o esgotamento físico e mental é inevitável, podendo acarretar vários prejuízos à saúde ligados à sobrecarga de serviço, tais como imunidade baixa, doenças cardíacas e problemas relacionados a ansiedade e ao estresse.”

O coração agradece

Férias: descanso pode fazer a diferença
Dra. Cláudia Vallejo e o esposo, o pastor Paulo Pimentel. – Foto: Arquivo pessoal

Entre os órgãos beneficiados pelo descanso está o coração. Profissional do Instituto de Cardiologia do Espírito Santo, Cláudia Vallejo cita que o Instituto do Coração de Boston (EUA) demonstrou em estudo que 30% dos homens que não tiravam férias eram mais propensos a ter ataques cardíacos do que os que paravam suas atividades para esse tipo de descanso.

“A carga horária excessiva de trabalho, o intenso estresse emocional e a escala de trabalho noturno e nos finais de semana, sem períodos eficazes de descanso, nos leva a uma descarga de vários hormônios, incluindo a adrenalina, levando a maior chance de complicações cardiovasculares como acidente vascular cerebral, arritmias cardíacas, infarto do miocárdio e emergência hipertensiva, alguma delas fatais”, alertou a cardiologista.

A médica, que é esposa do pastor da Assembleia de Deus em Vitória, Paulo Pimentel, também aproveita esses momentos para viajar. E explica que o descanso físico e mental reduz a sobrecarga sobre o coração, que bate cerca de 100 mil vezes por dia, evitando assim a falência progressiva desse órgão vital. Ela analisa que o estresse tem três fases: alerta, resistência e exaustão, nesta última é quando se iniciam os sintomas físicos.

“As férias trazem descanso para a mente e prazer para o corpo. Após os períodos de descanso estamos prontos a retornar para a carga habitual de trabalho e a nossa rotina diária”, concluiu.

Férias: descanso pode fazer a diferença
Dicas para aproveitar as Férias – Foto: Redação Next

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -