Elben Lenz é submetido a cirurgia e está em estado grave

O fundador e diretor da Editora Ultimato, reverendo emérito da Igreja Presbiteriana, Elben Magalhães Lenz César, de 86 anos, sofreu um acidente em casa na manhã desta quarta-feira (7/9) e está em coma . Ele passou por uma cirurgia em Belo Horizonte (MG) nesta manhã (8/9).

Escritor de livros e diversos artigos, Elben sofreu uma hemorragia cerebral após cair em casa, em Viçosa (MG), ficou sob observação médica, foi levado ao coma induzido e entubado por segurança. Hoje foi encaminhado a um hospital em Belo Horizonte, segundo informações de sua filha e diretora da Ultimato, Klênia Frassoni.

Segunda ela, o estado dele é grave, mas a cirurgia foi bem-sucedida. O trabalho dos médicos durou cerca de três horas e meia e o coágulo foi totalmente removido.

A equipe médica informou que foi um dos maiores coágulos que já viram e que o reverendo reagiu fisicamente bem à cirurgia, com a pressão boa durante todo o tempo, mas foi enfática em informar que não há previsão sobre como será a recuperação, se Elben vai acordar ou se vai poder se comunicar.

Queda
Elben César sofreu uma queda no banheiro de sua casa no dia 7, por volta das 10 horas. Ele caiu de costas e teve um forte impacto na cabeça. Sofreu uma perda da memória, mas conseguiu movimentar-se e conversar. No entanto, após o almoço começou a vomitar bastante. Com recomendações do médico da família, foi levado para um dos hospitais de Viçosa e foi levado ao coma induzido. Após exames veio um diagnóstico de hematoma subdural (hemorragia no cérebro devido à queda). O cérebro estava sendo comprimido por um hematoma de grande extensão.

Por contado do feriado e da gravidade do caso, não foi fácil conseguir vaga e equipe médica para atender o reverendo. Somente às 23 horas é que a família conseguiu levá-lo em uma ambulância de UTI de Viçosa para o hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte.

Ao chegar, por volta das 3h30 do dia 8, o estágio de coma do pr. Elben já estava bem elevado. Isso exigiu novos exames e preparação para uma cirurgia muito delicada que só pôde ser feita pela manhã.

Sobre Elben Magalhães Lenz César

Nascido em Campos (RJ) no dia 23/4/1930. Foi ordenado pastor pela Igreja Presbiteriana do Brasil em 29/1/1956, aos 25 anos. Fundador e diretor da Editora Ultimato desde 1968. Também é um dos fundadores da Rebusca (Ação Social Evangélica Viçosense) e do CEM (Centro Evangélico de Missões), dos quais é presidente honorário. É reverendo emérito da Igreja Presbiteriana de Viçosa, autor de devocionários, biografias e obras sobre vida devocional.