25.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Qual o momento ideal para jejuar?

Seja para melhorar a comunhão com Deus ou enfrentar duras batalhas espirituais, o jejum deve fazer parte da vida do cristão.

Por Cristiano Stefenoni

Que o jejum é fundamental para a vida cristã, isso ninguém discute. Mas você sabe qual o melhor dia e horário para fazê-lo? Existem razões e períodos específicos para jejuar? E que situações devo me abster do alimento para ter uma maior comunhão com Deus?

“Não há um dia específico para fazermos um jejum. Até porque o jejum, mais que uma privação de comida, é uma forma de intensa ligação com Deus. No entanto, em alguns momentos da vida precisamos de uma conexão mais profunda. Seja para entendermos a vontade dEle em algum aspecto de nossa vida ou simplesmente para aproveitarmos com maior intensidade a Sua presença”, explica o pastor Maiquel da Silva Nunes, que é mestre em Teologia Aplicada.

De acordo com o pastor, a hora certa para um jejum pode ser definida pela simples vontade de estreitar a relação com Cristo ou se render à uma necessidade inesperada. Ele cita os exemplos de Ester e do próprio Jesus.

- Continua após a publicidade -

“Quando Ester foi alertada do perigo que corria o seu povo ela pediu que todos jejuassem (Ester 4:16). Quando Jesus libertou o menino possesso no capítulo 9 de Marcos, Ele disse aos Seus discípulos que em determinados momentos a vitória sobre as forças do mal só acontece com jejum e oração (Marcos 9:29). Portanto a hora certa pode ser a qualquer momento”, justifica o pastor.

Por outro lado, ele ressalta que há algumas batalhas em nossa vida em que o jejum se faz necessário. “Em situações de conflito com as forças do mal, de dúvida quanto à vontade de Deus, de conflito familiar ou até mesmo em períodos de paz o jejum é sempre bem-vindo”, afirma o pastor Nunes.

Já para aqueles que não têm o hábito de jejuar, o ideal é começar aos poucos e entender a natureza do jejum. Segundo pastor, a pessoa pode experimentar jejuar uma vez por semana ou uma vez por mês se for possível.

“É claro que existem pessoas que possuem uma certa restrição de ordem física quanto ao jejum, porém isso pode ser desenvolvido aos poucos. Alguns conseguem jejuar em um período de 24h ou mais. Outros não conseguem ir além de 12 horas. O mais importante não é a demonstração de resistência física diante do Céu. O jejum deve ser feito para, em descanso de uma parte de nosso corpo, termos a mente mais atenta e disposta a se conectar com Deus”, explica.

O pastor finaliza alertando para a importância do momento do jejum. “Se prepare para isso. Não adianta jejuar se naquele dia você terá uma agenda com muitas atividades e muito desgaste físico e mental. Assim como nos preparamos para receber pessoas queridas em nossa casa, devemos nos preparar para receber o Senhor de nossa vida”, conclui.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -