22.9 C
Vitória
quinta-feira, 4 março 2021

Ouro fecha em queda, pressionado avanço recente dos juros de títulos públicos

Pressionado pelo fortalecimento do dólar e o avanço recente dos juros dos títulos públicos em economias avançadas

Por André Marinho (AE)

O contrato futuro de ouro mais líquido fechou em queda nesta quinta-feira, pressionado pelo fortalecimento do dólar e o avanço recente dos juros dos títulos públicos em economias avançadas, que rivalizam com o metal precioso pela preferência dos investidores.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega agendada para abril encerrou com perda de 1,46%, a US$ 1772,80 a onça-troy.

“Além do clima otimista nos mercados financeiros, que reduz a demanda por ouro como porto seguro, temos yields crescentes que também tornam o ouro – como um ativo que não rende juros – menos atraente”, explica o analista Eugen Weinberg, do Commerzbank.

Apesar de ter operado em baixa hoje, os rendimentos dos Treasuries vêm de um período de acelerada alta e rondam os níveis mais elevados em um ano. Na Alemanha, o retorno do bônus de 30 anos operou acima de 0,1% pela primeira vez desde maio.

O movimento coincide com o aumento nas expectativas de inflação em todo o mundo. Nos Estados unidos, o Departamento do Comércio informou que o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) do país subiu 1,3% em janeiro ante dezembro bem acima da previsão dos analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de alta de 0,4%.

Já no Reino Unido, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) acelerou a alta para 0,7% em janeiro ante igual mês do ano passado.

Embora o sirva de hedge contra forças inflacionárias, o metal precioso não deve conseguir se beneficiar desse cenário, na avaliação de Weiberg. “O ouro dificilmente será capaz de resistir ao vento contrário na forma de otimismo econômico e, portanto, menor percepção de risco, aumento das taxas de juros e um dólar americano um pouco mais forte, o que significa que seu preço provavelmente permanecerá sob pressão por enquanto”, explica.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

PIB do Brasil de 2020 cai 4,1% ante 2019, revela IBGE

No quarto trimestre de 2020, o PIB cresceu 3,2% em relação ao trimestre imediatamente anterior Por Daniela Amorim, Denise Luna e Vinicius Neder (AE) O Produto...

Vendas de imóveis crescem 26,1% em 2020, diz Abrainc; lançamentos sobem 1,1%

O número de unidades lançadas totalizou 113 191 imóveis novos, superando em 1,1% a marca de 2019 Por Circe Bonatelli (AE) As vendas de imóveis novos...

Embaixador diz que Reino Unido continua apoiando entrada do Brasil na OCDE

Wilson afirmou que o Reino Unido continua apoiando o processo de entrada do Brasil na organização Por Amanda Pupo (AE) O embaixador do Reino Unido no...

Diesel ao consumidor sobe 11,2% em fevereiro, diz ANP; gasolina avança 8,4%

O combustível teve na segunda-feira o quinto reajuste anunciado nas refinarias, desta vez da ordem de 4,8% Por Denise Luna (AE) O diesel ficou 11,2% mais...

Política para vacina contra covid é a política econômica mais importante, diz FMI

As mutações da covid-19 estarão por aí enquanto não vacinarmos todos em toda parte Por Gabriel Bueno da Costa (AE) A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional...

China avalia aperto na política monetária após conseguir controlar covid

Alguns países desenvolvidos na Europa e nos Estados Unidos têm adotado políticas monetárias muito relaxadas para estabilizar suas economias, mas isso tem produzido efeitos...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!