25.5 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Mais de 380 mil pessoas deixaram a Igreja Protestante da Alemanha em 2022

Na Alemanha, a Evangelische Kirche Deutschland enfrenta queda no número de membros - Foto: Reprodução

Atualmente, a denominação possui 19,1 milhões de membros, o que representa aproximadamente 23% da população alemã

Por Patricia Scott

Em 2022, mais de 380 mil pessoas deixaram a Evangelische Kirche Deutschland (Igreja Evangélica da Alemanha, EKD), a principal igreja protestante do país. O número representa um aumento de 35,7% em relação a 2021.

É a primeira vez que o número de membros da EKD que morreram ao longo do ano (365 mil) é superado por aqueles que deixam a igreja ativamente. Ao todo, o levantamento revela que a EKD perdeu 575 mil membros em 2022, por diferentes motivos, o que representa 2,9% dos membros.

Em contrapartida, em 2022, o número de batismos cresceu. Foram 165 mil, o que significa um aumento de mais de um terço em relação ao ano anterior, superando a crise na época da pandemia da COVID-19.

- Continua após a publicidade -

Atualmente, a EKD possui aproximadamente 23% da população alemã, o que totaliza 19,1 milhões de membros. Em 2007, a igreja possuía 24,8 milhões de membros.

A direção do EKD lamentou os números negativos e ainda afirmou que trabalhará mais para mudar os resultados. “Sem o cuidado pastoral e a diaconia, sem o culto e as ofertas congregacionais nas cerca de 20 mil igrejas e capelas, o clima social seria diferente”, ressaltou Annette Kurschuss, chefe da Igreja Protestante Alemã.

Com informações Evangelical Focus

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -