26.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Literatura aborda o enfrentamento de enfermidades mentais entre cristãos

Fotografia extraída de rede social; feita por Daiane e Rafael Antunes (com adaptações)

Fortes e Fracos – vivendo em meio ao caos, de Ana Staut, discute saúde mental e enfermidades da mente entre cristãos

Por Carolina Leão

O enfrentamento de enfermidades da mente, como depressão e ansiedade, não é algo novo, nem tampouco raro. Esse assunto complexo tem ganhado aprofundamentos, seja como pauta de pesquisas ou temas de livros, inclusive dentro da experiência cristã. Se você está interessado em ler mais sobre isso, um dos livros do catálogo de literatura cristã é o “Fortes e fracos: vivendo em meio ao caos”, da escritora Ana Elisa Staut, que foi publicado pela Thomas Nelson Brasil. Esse livro permeia por experiências com o tema de saúde mental associadas a pensamentos da vida cristã.

A autora não somente compartilha sua experiência pessoal de enfrentamento da ansiedade e a depressão, ela se propõe a falar sobre pormenores que envolvem o tema e podem ser dúvidas de muitos cristãos. Em uma publicação nas redes sociais, Ana Staut registrou, sobre a proposta do livro, que este trata “[…] o sentido do sofrimento, o aprendendo a compreender os sentimentos e a se relacionar, trazendo exemplos bíblicos de enfrentamento da angústia e a resposta cristã para os momentos sombrios”, escreveu. 

Uma contextualização presente nessa literatura é a de que diversos crentes já passaram por esse tipo de enfermidade. “Há muitos cristãos que sofrem com a ansiedade. […] ela não é uma condição somente de pessoas não cristãs ou de pessoas ‘sem fé’. Grandes exemplos de fé tiveram momentos de dor e luta, sofrendo tanto de ansiedade como de depressão…”, escreveu Staut no segundo capítulo do livro. Vale destacar que, nesse livro, há relatos de outras pessoas que enfrentam ou já foram diagnosticadas com doenças psicológicas. 

- Continua após a publicidade -

Ansiedade é pecado?

Quando se trata de ansiedade, muitas questões delicadas podem surgir ao tentar generalizar o tema e relacionar com a perspectiva cristã. Em um trecho específico, a autora levanta a associação entre ansiedade e pecado, e faz uma constatação que evidencia como não se trata de uma resposta genérica: “A ansiedade pode ser um pecado da falta de confiança em Deus, mas, quando ela se torna um transtorno psicológico, não é tão simples conectar essa condição com a falta de fé. É uma doença, assim como as doenças que traçam limites à vida do indivíduo. A diferença é que essa doença tanto facilita quanto alarga os efeitos do pecado, se não reconhecida e tratada”.

Como é visto o uso de medicamentos?

Em dados momentos, o livro também aborda outros esclarecimentos específicos diante de determinadas questões comumente colocadas em pauta, como o uso de remédios para o tratamento dessas doenças psicológicas. Resumidamente, há um trecho que diz: “A depressão e ansiedade podem surgir de inúmeras causas, mas os sintomas e as consequências atingem nosso corpo fisicamente e mentalmente. Como outras doenças, elas devem ser tratadas com seriedade, e há possibilidade de que, em alguns casos, medicamentos sejam necessários (pelo tempo que forem receitados) ”, esclarece o capítulo sete do livro.

Literatura aborda o enfrentamento de enfermidades mentais entre cristãos
Capa do Livro “Fortes e Fracos: vivendo em meio ao caos”

O livro é dividido em 8 capítulos. O primeiro leva o título “as enfermidades em um mundo ferido”. Em seguida, há mais detalhamentos conforme a necessidade de aprofundar determinados aspectos, como os mencionados acima. A narrativa também permeia o contexto familiar, a importância da ajuda profissional, relatos pessoais, reflexões sobre dor e sofrimento com base em entendimentos bíblicos, além de contribuir para a abordagem cada vez mais necessária de temas que fazem parte da realidade de muitas pessoas.

 

Sobre a autora

Ana Elisa Staut escritora e artista plástica. É formada em Jornalismo, casada e membro da Igreja Esperança, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Além de conteúdos sobre vida cristã e saúde mental, Ana escreveu, com outras nova escritoras, o livro De Eva a Ester, publicado plea Thomas Nelson Brasil. (Informações retiradas do “sobre a autora”, no livro Fortes e Fracos). 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -