25.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

5 Livros cristãos para amadurecimento pessoal

Confira 5 dicas de livros para crescimento pessoal (Foto: Imagem de Freepik / Reprodução)
Confira 5 dicas de livros para crescimento pessoal (Foto: Imagem de Freepik / Reprodução)

‘Celebração da Disciplina, de Richard Foster’; e ‘O Sofrimento Nunca É Vão’, de Elisabeth Elliot são alguns livros que compõem a lista

Por Carolina Leão

Na jornada do amadurecimento pessoal, as fontes de inspiração e orientação ajudam a crescer em diversos aspectos da vida. Para os cristãos, além da Bíblia, há uma rica variedade de livros que oferecem insights valiosos, unindo ensinamentos espirituais e conselhos práticos. São obras de referência no segmento, que oferecem uma abordagem integrada, abraçando tanto o crescimento espiritual quanto aspectos emocionais e relacionais.

Seja você um jovem adulto em busca de direção, um líder buscando se inspirar ou alguém no meio de uma jornada de transformação pessoal, a literatura cristã oferece um leque de conteúdos instrutivos. Pensando nisso, a Comunhão separou dicas de 5 livros cristãos que podem ser verdadeiros companheiros e guias no caminho do amadurecimento pessoal. Confira!

1- Organize suas emoções – Alasdair Groves e Winston T. Smith

O livro “Organize suas emoções”, de Alasdair Groves e Winston T. Smith, publicado pela editora Fiel, toca em um assunto importante e que cada pessoa deve levar em consideração. Colocar as emoções em ordem faz parte de uma vida equilibrada. Não ser dominado pelas emoções nem sempre é uma tarefa fácil. Mas é preciso diariamente alinhar a razão e a emoção para não estrapolar limites e crescer, até espiritualmente. 

- Continua após a publicidade -
5 Livros cristãos para amadurecimento pessoal
Capa do livro (Foto: Divulgação)

Confira a sinopse do livro:

“Algumas pessoas parecem conseguir ignorar os sentimentos, enquanto outras se sentem controladas por eles. Mas a maioria de nós admitiria que nem sempre sabe o que fazer com o que sente.

A Bíblia nos ensina que as nossas emoções são uma parte indispensável do que nos torna humanos ― e desempenham um papel crucial em nosso relacionamento com Deus e com o outro.

Ao explorar a forma como Deus projetou as emoções para o nosso bem, este livro nos mostra como lidar adequadamente com elas ― mesmo as mais difíceis, como o medo, a raiva e a culpa ― para que possamos entender melhor o que as emoções revelam sobre o nosso coração. 

 

2- Celebração da Disciplina –  Richard Foster

3- O sofrimento nunca é em vão – Elisabeth Elliot

Muitas vezes, as pessoas, inclusive cristãos, querem fugir do sofrimento. Mas a própria Bíblia afirma: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33b). Sendo assim, é de suma importância saber lidar com as dores e mazelas da vida.

5 Livros cristãos para amadurecimento pessoal
Capa do livro (Foto: Divulgação)

Além de ser um exemplo de vida em termos de fé, persistência e obediência a Deus, Elisabeth Elliot (1926-2015) deixou às gerações um legado com seu testemunho e seus livros.  Entre eles, “O sofrimento nunca é em vão”, que traz uma perspectiva sobre como lidar com o sofrimento ao longo da vida. Tema esse que, por motivos como a perda de pessoas tão importantes, deram à autora vivência para falar. 

Confira a sinopse:

“Tempos difíceis chegam para todos. Momentos de dor e afl ição têm o potencial de devastar e destruir nossa vida ou de ser o caminho para a gratidão e a alegria. Sofrimento e amor estão inexplicavelmente ligados, pois o amor de Deus pelo seu povo é evidenciado ao enviar Jesus para suportar nossos pecados, mágoas e dores na cruz. Ele percorreu o caminho fi nal da afl ição, conquistando a vitória em nosso favor. Essa verdade levou Elisabeth a dizer: “Seja lá o que estiver no cálice que Deus está me oferecendo ― dor, tristeza, sofrimento ou lamento, como também as superabundantes alegrias ―, estou disposta a tomar, pois eu confi o nele.”

4- O lugar da espera na vida cristã – Vanessa Belmonte

O livro “O lugar da espera  na vida cristã”, de Vanessa Belmonte, publicado pela Thomas Nelson Brasil, se propõe a ajudar o crente a lidar com o período de espera. A abordagem considera o cenário em que a tecnologia alterou essa noção, visto que esperar 5 segundos de anúncio para assistir a um vídeo pode parecer uma eternidade. Mas a obra defende que, no que diz respeito à vida cristã, não se pode ser refém da pressa. 

“Na espera, aprendemos a confiar e a depender. Exercitamos a nossa fé, ainda tão frágil, ainda tão pequena. (…) Deus frustrará nossas agendas quando nelas colocarmos a busca de sentido e felicidade de forma autônoma. Nós sabemos que Deus está guiando nossas vidas e que não temos o controle do nosso tempo. Existe um Deus eterno que dirige o tempo, e é preciso aprender dele a como viver em cada tempo que nos é dado hoje.” (pág. 49 de ‘O Lugar da Espera na Vida Cristã’). 

Clique para conferir a entrevista na íntegra da autora Vanessa Belmonte à Comunhão!

Leia uma prévia!

5- Eu, Meu pavio curto e Deus – Lisa Bevere

Um cristão maduro precisa ter auto controle. Se você é daquelas pessoas que têm dificuldade de controlar a raiva, e acaba tendo atitudes das quais irá se arrepender depois, o livro “Eu, Meu Pavio Curto e Deus” te ajudará a melhorar neste sentido. 

“Para quem magoou pessoas amadas e se arrependeu… nós temos a promessa de esperança e de um recomeço”, dedica a autora da obra, Lisa Bevere, logo nas primeiras páginas.

Leia a sinopse: 

“Conflitos são inevitáveis. Assim, é muito importante aprender a gerenciá-los com sucesso. Mas… e quando não conseguimos? E se deixamos a raiva nos tomar por inteiro ― e, então, perdemos a calma? A nossa cabeça fica quente e, nossas palavras, muito afiadas. O resultado são brigas e ressentimento. Ou, talvez, nós deixemos a raiva contra nós mesmas nos consumir, gerando dor e frustração.

Eu, meu pavio curto e Deus entrelaça verdades bíblicas poderosas com exemplos práticos. Para aquelas que estão prontas a encontrar a honestidade e a liberdade, este livro iluminará o caminho. O livro também inclui um programa de três semanas para ajudá-la a transformar sua ira destrutiva em construtiva.”

Clique aqui e leia também entrevista de Lisa Bevere à Comunhão1

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -