back to top
22.1 C
Vitória
segunda-feira, 9 DE setembro DE 2024

Qual é o lugar da espera na vida cristã?

Livro de Vanessa Belmonte debate
Livro de Vanessa Belmonte debate "o lugar da espera na vida cristã" (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)

“Existe um Deus eterno que dirige o tempo, e é preciso aprender dele a como viver em cada tempo que nos é dado hoje”, defende a autora Vanessa Belmonte

Por Carolina Leão

O livro “O lugar da espera  na vida cristã”, da autora Vanessa Belmonte, é uma publicação da editora Thomas Nelson Brasil que se propõe a ajudar o crente a lidar com o período de espera. A abordagem considera o cenário em que a tecnologia alterou essa noção, visto que esperar 5 segundos de anúncio para assistir a um vídeo pode parecer uma eternidade. Mas a obra defende que, no que diz respeito à vida cristã, não se pode ser refém da pressa. 

Vanessa Belmonte explica que o livro traz reflexões baseadas na narrativa bíblica de como Deus se relaciona conosco. Além disso, a proposta é também de aplicação pessoal. “É uma leitura mais devocional onde você consegue olhar para si mesmo e analisar seu processo de espera à luz do seu relacionamento com Deus”, explica a autora sobre a proposta da narrativa. Cada seção do livro é curta e ao final traz perguntas para o leitor aplicar o que leu à sua realidade e refletir sobre a sua espera. 

A relação com a paciência é uma reflexão que abre a leitura, apontando que, curiosamente, não é que ninguém queira ser paciente, mas ninguém deseja ter que ser paciente. Todavia, a narrativa se propõe a evidenciar a importância que a submissão ao processo temporal pode ter. “Na espera, aprendemos a confiar e a depender. Exercitamos a nossa fé, ainda tão frágil, ainda tão pequena. (…) Deus frustrará nossas agendas quando nelas colocarmos a busca de sentido e felicidade de forma autônoma. Nós sabemos que Deus está guiando nossas vidas e que não temos o controle do nosso tempo. Existe um Deus eterno que dirige o tempo, e é preciso aprender dele a como viver em cada tempo que nos é dado hoje.” (pág. 49 de O Lugar da Espera na Vida Cristã).

- Continua após a publicidade -

Aplicação prática

Capa do livro "O lugar da espera na vida cristã" (Foto: Divulgação)
Capa do livro “O lugar da espera na vida cristã” (Foto: Divulgação)

Vanessa Belmonte explica que, ao final, tem um “Roteiro de Estudos” baseado nos capítulos principais do livro, pensado para o leitor utilizar com um amigo ou amiga, com seu marido ou esposa, ou em um grupo com mais pessoas. “A conversa e a reflexão em conjunto podem trazer mais luz e entendimento para cada espera, fortalecendo e encorajando uns aos outros em seu relacionamento com Deus”, defende Belmonte.

Em entrevista à Comunhão, Vanessa Belmonte respondeu mais algumas questões tanto sobre o livro quanto sobre a sua experiência com o assunto. Confira as respostas!

O que seria essa espera? É esperar sem fazer nada? Uma espera ociosa? Como o cristão deve esperar e como esse aspecto é abordado no livro?

Vanessa Belmonte: Eu abordo a experiência da espera de uma perspectiva cristã, isto é, como alguém que crê em Deus e se esforça para confiar nele enquanto espera. Se formos honestos vamos perceber vários momentos ao longo de nossa vida em que passamos por esperas, algumas mais dolorosas que outras. Isto é, não obtemos tudo que desejamos no tempo que esperávamos, não aprendemos tudo de uma vez, passando por repetições, e não nos tornamos semelhantes a Jesus de um dia para o outro. Muitas coisas importantes levam bastante tempo para se desenvolver. Há processos se desenvolvendo que fogem de nosso controle. A nossa submissão a esse processo temporal, guiado pela vontade de Deus e não pela nossa, nos faz experimentar frustração e espera.

Porém, o mais incrível é que a espera não é algo ruim e desnecessário. Eu acreditava que havia algo de errado comigo, porque parecia que a vida estava acontecendo para todas as pessoas à minha volta, menos para mim; porque eu continuava esperando por coisas que eram muito importantes. Então, me sentia culpada e triste por viver a espera. Deus, porém, me conduziu gentilmente, me mostrando que a espera não é em vão, não é resultado de algo errado que eu fiz ou um castigo dele para mim. Cada espera é parte desse processo de transformação, conduzido por Deus, e, por isso, tem sentido e propósito.

Creio que o papel principal da espera está em nos ensinar a confiar em Deus, enquanto ainda não vemos o cumprimento de suas promessas, mas aguardamos e continuamos caminhando em direção a elas. Se Deus cumprisse imediatamente tudo o que nos diz, sem nos fazer nunca esperar, não precisaríamos de fé, nem de esperança. Ainda estamos no processo de aprender a conhecer a Deus e de confiar nele, para isso precisamos exercitar a espera.

No livro eu falo: “Como um movimento, esperar é ativo. Esperar ativamente significa estar completamente presente no momento, com a convicção de que alguma coisa (que ainda não vemos) está acontecendo. Os que esperam sabem que o que estão esperando está crescendo (ainda que de maneira imperceptível) no solo no qual estão pisando. Esse é o segredo. O segredo da espera é que a semente foi plantada e que algo começou, embora eu ainda não veja.” (p. 23)

Qual conselho poderia deixar para alguém que está enfrentando dificuldades em lidar com a espera?

O pr. Guilherme de Carvalho diz na apresentação do livro: “A esperança é que nos habilita a caminhar sem nos desviar da vontade de Deus! Mas é preciso saber esperar; e esperar exige paciência” (pág. 7). A Bíblia nos ensina que precisamos aprender a esperar, mas apenas esperamos porque temos esperança.

Se você está passando por um momento difícil em relação a espera, eu gostaria de te encorajar a restaurar a grande narrativa que dá sentido à toda história. A narrativa de um Deus poderoso que está em ação no mundo, redimindo todas as coisas e conduzindo tudo para um destino. Um Deus que faz promessas e cumpre todas elas no tempo certo. Nessa grande narrativa, nossas vidas importam e somos convidados a viver em relacionamento com Deus, exercitando a fé, a esperança e o amor. Tendo essas virtudes forjadas em nós.

Precisamos aprender a depositar nossa esperança na vontade de Deus e no cumprimento de suas promessas. Muitas vezes, não temos esperança porque confiamos de maneira distorcida em nossos esforços e buscamos ter sempre cada vez mais controle sobre as coisas. Por isso, não queremos ter paciência, pelo contrário, queremos tudo agora. Então, confie tudo que você espera ao Senhor, entregue seu presente e seu futuro, seus sonhos e seus medos. Creia que a vontade dele é boa para você e que tudo vai acontecer no tempo certo, por isso você está seguro(a) para esperar e pode confiar nele enquanto espera.

Testemunho da autora

Cada pessoa pode enfrentar a espera em diferentes aspectos. Em entrevista à Comunhão, a autora compartilhou o seu testemunho particular com a espera, leia abaixo:

“Eu não falo diretamente sobre mim no livro, porque sou muito reservada e não costumo falar de minhas experiências pessoais. Contudo, todas as reflexões estão baseadas em lutas, dúvidas e medos reais que estavam enraizados em meu coração. Eu passei por vários momentos de espera difíceis, sendo que o mais doloroso foi a espera pelo casamento. Eu passei por um longo tempo de frustrações nessa área que geravam muitas ideias distorcidas em minha mente sobre mim e sobre porque Deus estava fazendo isso comigo. As reflexões do livro estavam baseadas nesta espera e após escrever sobre elas, eu li e reli muitas vezes pedindo para o Senhor me ensinar a viver cada uma delas em minha vida. Eu não escrevi porque eu já entendia, pelo contrário, eu escrevi porque Deus estava me ensinando a viver assim e, em paralelo, eu colocava tudo em prática. Meditar sobre tudo isso me ajudou a lidar com essa espera em especial e me transformou. Mudou meu jeito de ver a minha espera, mudou a forma de confiar em Deus, mudou o modo de esperar por isso e por outras coisas também. Eu me casei cinco anos depois de escrever sobre isso, aos 42 anos.”

Sobre Vanessa Belmonte

Vanessa Belmonte sempre gostou de estudar e escrever. É formada em Administração e Mestre em Educação Tecnológica. Tornou-se professora e pesquisadora na área de gestão educacional. Natural do Paraná, mudou-se para Belo Horizonte-MG em 2006, onde reside atualmente e onde se envolveu com o ministério do L’Abri Brasil. É membro da Igreja Esperança e trabalho na Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC2). Desde então, teve contato com formação espiritual e começou a escrever sobre seus aprendizados nesse assunto: tempo, disciplinas espirituais e o calendário cristão. O tema de formação cristã desperta bastante seu interesse e tem escrito sobre ele seu site e em revistas que a convidam. Também tenho algumas palestras sobre isso que estão disponibilizadas em seu canal no Youtube e em podcasts.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -