24 C
Vitória
quinta-feira, 22 abril 2021

“Exclusão e abraço” e os dilemas da contemporaneidade

Referência internacional, “Exclusão e abraço”, do teólogo croata Miroslav Volf, é uma das mais prestigiadas obras teológicas que trabalham pautas sociais e dilemas da contemporaneidade

A realidade perturbadora dos dias atuais: a exclusão pelo fato de ser diferente; o ciclo de ódio que gera dor. Se existe uma forma de abrandar as desigualdades, essa é o abraço.

Quem faz o convite para a reconciliação é o renomado teólogo croata, atualmente diretor do Centro de Fé e Cultura da Universidade de Yale (EUA), Miroslav Volf.

Desde a primeira edição lançada na década de 1990, Exclusão e abraço: Uma reflexão teológica sobre identidade, alteridade e reconciliação é considerado uma referência para quem deseja entender pautas sociais importantes.

Na obra, da editora Mundo cristão, Volf analisa tensões de cunho cultural, étnico e racial das últimas décadas e propõe o diálogo entre sociedades com diferentes perspectivas, religiosas ou não.

Agora a editora traz ao leitor uma edição comemorativa, atualizada e ampliada, convidando-o a refletir e a agir conscientemente diante dos conflitos interétnicos e internacionais que têm acontecido no mundo.

O livro

Com um texto envolvente, Volf põe em xeque a abordagem simplista em torno das divisões raciais e das mazelas globais e oferece aos leitores uma injeção de ânimo para a boa convivência e a prática do bem.

Um convite ao perdão, reconciliação, justiça e paz, tendo como base o exemplo do próprio Jesus, que deu o primeiro passo para se reconciliar com a humanidade.

“Eu escrevi o livro para mim mesmo — e para todos aqueles que, num mundo de injustiça, mentira e violência, fizeram sua a história do evangelho e, portanto, não desejam nem relegar as exigências do Crucificado às tenebrosas regiões da irracionalidade nem abandonar a luta pela justiça, a verdade e a paz”. (p. 12, Exclusão e Abraço)

Considerado referência entre as obras teológicas que abordam pautas sociais imprescindíveis para a sociedade e a igreja, está é uma leitura desafiadora, inquietante e imprescindível nos tempos atuais. Exclusão e abraço é indicado a todos que desejam fazer diferença frente as mazelas dos tempos atuais.

Sobre o autor

Miroslav Volf nasceu em 1956, na Croácia. Doutor em teologia pela Universidade de Tübingen, dirige atualmente o Centro de Fé e Cultura da Universidade de Yale. Autor e editor de mais de vinte obras, publicou pela Mundo Cristão o livro O fim da memória (2009) e Uma fé pública (2018).

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se