25.5 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Igreja ortodoxa medieval será transformada em mesquita

A Igreja de São Salvador em Cora, em Istambul, na Turquia, foi construída no período medieval, no século 12, e funcionava como um museu desde 1945. Foto: Reprodução internet

O presidente do país turco, Recep Tayyip Erdogan, já havia comunicado a mudança em 2020, mas só agora será colocada em prática, a partir do dia 23 de fevereiro

Por Cristiano Stefenoni

Uma das mais antigas igrejas ortodoxas do período bizantino no mundo será transformada em mesquita. A Igreja de São Salvador em Cora, em Istambul, na Turquia, foi construída no período medieval, no século 12, e funcionava como um museu desde 1945.

O presidente do país turco, Recep Tayyip Erdogan, já havia comunicado a mudança em 2020, mas só agora, após obras de restauração (trabalhos de adaptação da chamada “Mesquita Kariye”), será colocada em prática, já a partir do dia 23 de fevereiro. A informação foi dada pela agência de notícias Fides, ligada ao Vaticano.

A mídia turca, especialmente o jornal islâmico Yeni Şafak, informou inicialmente que a mesquita reabriria para orações islâmicas em 23 de fevereiro de 2023. No entanto, a Direção Geral de Instituições Turcas do Ministério da Cultura e Turismo do governo negou a informação, alegando que a data de abertura ainda não tinha sido anunciada. 

- Continua após a publicidade -

Em entrevista ao jornal Il Giornale Dell’arte, o professor emérito de história na Universidade da Pensilvânia e especialista em arquitetura bizantina, Robert G. Ousterhout, criticou a decisão. “É uma tentativa flagrante de apagar a rica herança bizantina de Istambul. Uma manobra puramente política, que instiga os seus apoiadores ao zombar do Ocidente”, afirmou o professor.

Igreja ortodoxa medieval será transformada em mesquita
A Igreja de São Salvador em Cora era decorada com afrescos do século 14 que retratam o Juízo Final. Ao fim da Segunda Guerra Mundial, tornou-se um museu após um grande processo de restauração. Foto: Reprodução internet/domínio público

A Igreja de São Salvador em Cora era decorada com afrescos do século 14 que retratam o Juízo Final. Ao fim da Segunda Guerra Mundial, tornou-se um museu após um grande processo de restauração.

Localizada a nordeste do centro histórico de Istambul, perto do Portão Bizantino de Adrianópolis, a Igreja de São Salvador foi construída no século XII e restaurada no início do século XIV.

Depois da conquista de Constantinopla, os otomanos mantiveram o edifício como estava até a sua conversão em mesquita em 1511. Nessa altura, os magníficos afrescos e ícones foram completamente cobertos.

No final da Segunda Guerra Mundial, arqueólogos e historiadores descobriram as obras-primas que ficaram muito tempo escondidas nas paredes. Em 1945, o edifício foi convertido em museu e as práticas religiosas foram proibidas no seu interior. Com informações da ACI Digital

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -