22.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio 2024

É errado comemorar o Natal com toda sua simbologia comercial?

Família comemora o Natal. Foto: Reprodução

Comemorar o Natal dentro da cultura comercial que a data traz é o mesmo que participar de uma festa pagã?

Por Lilia Barros

Montar uma árvore de Natal, comprar presentes, preparar uma mesa de guloseimas e brincar de amigo X. Todo final de ano é a mesma coisa porque essa prática já faz parte da tradição dos brasileiros, incluindo os cristãos.

No entanto, enquanto muitos enfeitam suas casas à espera do Natal, outros ficam indignados e os criticam por dizerem que eles estão celebrando uma festa pagã, ou seja, que tem origem nas antigas religiões não cristãs.

O pastor Paulo Maximiano, de Londrina, São Paulo, afirma: “Esse período mexe com as emoções das pessoas, 25 de dezembro não significa a data exata desse evento, é o marco de um acontecimento que se volta mais para as questões do consumismo. O coração do homem está voltado para um interessante comercial, está se esquecendo do sentido do natal, isso é um desvio nessa época”, afirma.

- Continua após a publicidade -

Embora o Natal seja uma festa secular, comercial, o crente não descarta a data do calendário porque comemora o Natal como sendo uma data para lembrar do nascimento de Jesus Cristo que veio ao mundo em amor. 

Quanto aos símbolos natalinos, o pastor Paulo Maximiano lembra o quanto esse assunto vem sendo discutido.
 
“Eu particularmente não vejo problema nenhum em colocar Papai Noel na minha casa e nossos filhos participarem da montagem de uma árvore de natal. São simbologias que não interferem em nada na minha fé, porém determinadas linhas cristãs vão falar que isso não está na Bíblia, porém eu que sou pastor presbiteriano reformado digo que nada disso vai mudar a soberania de Deus.”
 

Até que ponto celebrar o Natal mistura consumismo com fé? “Considero que essa anticultura de não aceitar algumas visões seculares não influencia a vida espiritual de quem gosta de usufruir da festa natalina e sabe em quem crê e conhece o verdadeiro sentido do natal”, finaliza o pastor.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -