21.9 C
Vitória
segunda-feira, 21 junho 2021

Compreendendo a história da redenção de Gênesis a Apocalipse

Escrito por Bernardo Cho, “O enredo da salvação” permite ampla análise da Bíblia e propõe aos leitores uma nova perspectiva para enxergar todas as coisas

Uma obra que propõe ajustar as lentes através das quais a humanidade enxerga todas as coisas. Esta é a proposta de O enredo da salvação: Presença divina, vocação humana e redenção cósmica, lançamento da Editora Mundo Cristão, escrito pelo teólogo, pastor e comunicador Bernardo Cho, PhD em Linguagem, Literatura e Teologia pela Universidade de Edimburgo, na Escócia. A intenção do autor é ampliar a compreensão das pessoas sobre a vida, a fé e o papel que exercem no mundo.

Compreensão da fé

Para o autor, reduzir a experiência religiosa a um mero carimbo no passaporte para o céu desvia o foco do fato de que o interesse de Deus não se resume apenas ao indivíduo, mas abrange toda a criação. “A leitura individualista e fragmentada do texto bíblico tem impedido aos cristãos uma compreensão mais abrangente de sua fé e de seu papel como cidadãos do reino”, revela Cho.

Com o intuito de ajudar o leitor a superar essa tendência, O enredo da salvação analisa todo o desenrolar da narrativa bíblica, de Gênesis a Apocalipse, e relembra o grande arcabouço bíblico que dá sentido à realidade e que tem a ver com cada cristão, por meio de um modo de viver que extrapola a individualidade, se manifesta na sociedade e que impacta positivamente o mundo.

O “plano maravilhoso de Deus” não é meramente para “minha vida”, mas para o universo inteiro — o projeto divino é cósmico. Consequentemente, Deus deseja não apenas “se relacionar comigo”, como também concretizar um propósito para toda a criação. (O enredo da salvação, p. 18)

Capítulos

Dividido em quatro partes de cinco capítulos cada, o livro cobre os principais episódios da história da salvação nas Escrituras. Na primeira parte, Cho examina a criação, a queda, o chamado de Abraão, o êxodo e a formação de Israel. Na segunda, faz um breve panorama da história de Israel, do Sinai ao cativeiro babilônico. Na penúltima parte, percorre o ministério de Jesus, examinando sua missão em continuidade com a narrativa de seu povo, sua identidade messiânica e o significado da ressurreição. Por fim, na quarta parte, trata da missão da Igreja pelo poder da presença divina.

Em O enredo da salvação, Cho oferece uma perspectiva inovadora da “grande história” das Escrituras, combina conhecimento bíblico-teológico com abordagem pastoral e ajuda os leitores a unir as partes soltas na compreensão do evangelho, permitindo que o entendimento acerca da salvação em Cristo — e, consequentemente, do valor da vida humana e da criação — seja ampliado.

Sobre o autor

Bernardo Cho é graduado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, mestre em Divindade pelo Seminário Teológico Servo de Cristo, mestre em Novo Testamento pelo Regent College e PhD em Linguagem, Literatura e Teologia do Novo Testamento pela Universidade de Edimburgo, na Escócia.

É professor de Novo Testamento e Teologia Bíblica no Servo de Cristo, e pastor da Igreja Presbiteriana do Caminho. Organizou, com Estevan Kirschner, a obra Missão urbana, publicada pela Mundo Cristão.

Foto: Editora Mundo Cristão

Título: O Enredo da Salvação: Presença Divina, Vocação Humana e Redenção Cósmica
Autor: Bernardo Cho
Editora: Mundo Cristão
Edição: 1a.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se