32.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Como ser feliz com a sua vida financeira?

Seis dicas para fazer as pazes com a felicidade

Por Gedimar de Araújo

Um estudo realizado pelo portal Empregos.com.br em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), publicado em maio deste não, revelou que os brasileiros estão bastante insatisfeitos com sua vida profissional e financeira. Em relação ao rendimento do salário, 42,1% afirmam que o salário não atende às necessidades alimentares da família; 60,7% que não conseguem pagar por atividades culturais e 70,4% que não conseguem pagar as despesas para manter uma boa saúde física e mental

A grande razão dessa insatisfação se deve ao fato de que desejamos muito mais do que podemos ter. Somos infelizes pelo que não temos e nos esquecemos de ser felizes pelo que temos. Como ser feliz com a sua vida financeira?

  1. Aprenda a ter uma vida simples e a ser agradecido – I Timóteo 6, v.7-8. Segundo o que Paulo escreveu, devemos estar satisfeitos com uma vida simples. A razão é que nada trouxemos para cá e nada levaremos daqui. Paulo diz que se temos o que comer e o que vestir nós devemos estar contentes. O contentamento não é um amontoado de coisas que possuímos, é um estado de espírito.
  2. Aprenda que o dinheiro é um ótimo servo, mas um péssimo senhor – I Timóteo 6, V.9-10. Se o dinheiro não for seu servo, será o seu patrão. O que acontece com quem serve ao dinheiro? Paulo faz uma descrição terrível, listando oito prejuízos e perigos: Cai em tentação. É apanhado em armadilhas mortais. Entrega-se a desejos descontrolados e nocivos. Aduba a raiz de todos os males. Vive de cobiça. Desvia-se da fé. Atormenta-se com muitos sofrimentos.
  3. Aprenda que as coisas de valor se conjugam com o verbo ser e não com o verbo ter – I Timóteo 6, v.11. Paulo está dizendo o mais importante é o que você é e não o que você tem. Ele manda desenvolver qualidades de caráter e não quantidade de bens.

Seja mais justo com as pessoas, não tire proveito delas, ajude-as.

- Continua após a publicidade -

Seja cheio de piedade, pois o homem piedoso está contente com pouca coisa.

Seja uma pessoa de fé, aprenda a depender de Deus e não do dinheiro no bolso.

Seja amoroso com os outros, aprendendo a repartir e não apenas a acumular.

Seja perseverante nos valores espirituais, não troque a verdade de Deus pela mentira do diabo, Deus diz: dê, o diabo diz: retenha.

Seja alguém manso, pois a mansidão te ajudará a suportar os tempos de carência. 

  1. Aprenda que a riqueza é uma fonte incerta e que só Deus é uma fonte segura – I Timóteo 6, v.17.
  2. Aprenda que seu dinheiro é para suprir suas necessidades e as necessidades dos outros – I Timóteo 6, v.18. Tudo que Deus te dá é para si e para os outros. O que devemos fazer, caso tenhamos dinheiro?

Praticar o bem – ser bondoso com as pessoas e não usá-las para seus fins. Geralmente a riqueza de um representa a pobreza de muitos.

Ser rico em boas obras – procurar ajudar as pessoas em suas necessidades. Fazer algum favor pelos outros.

Ser generoso – o contrário de generoso é avarento, sovina. Procure dar mais do que você deseja receber.

Ser pronto a repartir – novamente ele afirma que é para repartir e não para acumular. Aquilo que você junta para si poderia muito bem ser útil para quem nada tem.

  1. Aprenda que seu maior tesouro está no céu e não na terra – I Timóteo 6, v. 19. Jesus explicou no sermão do monte que devemos acumular tesouros não aqui na terra, mas no céu. Paulo afirma a mesma coisa nesta passagem. É preciso acumular um tesouro muito mais precioso do que todos os ouros do mundo. Este tesouro lança um fundamento para a eternidade. Quem se preocupa tanto em ser rico neste mundo, pode passar a eternidade na pobre.

Para encerrar quero te deixar uma última declaração. Desvincule sua felicidade do dinheiro, e você verá que é possível ser feliz, mesmo com pouco dinheiro. Pratique o desapego; seja feliz com o que você tem; ajude mais as pessoas; ponha sua esperança em Deus.

Gedimar de Araújo é pastor há 35 anos. Pastoreia a Igreja Ágape em Vitória. E supervisiona outras oito igrejas. Lidera o ministério de Pastoreio de Pastores do MAPI (Ministério de Apoio a Pastores e Igrejas).

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas