32.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Como se conectar mais com os filhos?

Foto: FreePik

A médica e escritora Luciane Baratelli propõe perguntas que evidenciam as emoções e os sentimentos das crianças, que ainda geram memórias afetivas

Por Patricia Scott 

A infância é considerada um período importante de expressão. É a fase das descobertas, de brincar, correr, gargalhar, chorar, falar, questionar. No entanto, como pais podem interagir e se conectar com o íntimo dos pequenos para ajudá-los a decifrar inquietações, superar angústias ou apoiar metas e sonhos? A médica neuropediatra, escritora e influenciadora Luciane Baratelli revela que esta é uma dificuldade comum dos pais.

No entanto, ações simples do dia a dia podem dar conta dessa aproximação. Por isso, a médica propõe, no livro “Antes Que Você Cresça”, uma prática simples e eficaz: perguntar. A obra dá espaço para que as crianças opinem e abram o coração ao responderem por escrito ou verbalmente, sem pressa, a 90 perguntas, como, por exemplo, “o que você quer ser quando crescer?”, “qual foi o dia mais triste da sua vida?” ou “qual parte da escola você mais gosta?”. É o que Luciane fez para se conectar mais com as filhas Fernanda e Ana Clara, de seis e três anos.

“Crianças muitas vezes têm dificuldade de expressar os seus sentimentos e não conseguem nos contar espontaneamente se não forem perguntadas diretamente sobre o que estão sentindo. Ajudará também a conhecer os seus sonhos para que você possa apoiá-los e a saber o que as fazem felizes, para multiplicar esses momentos”, explica a escritora.

- Continua após a publicidade -

Como se conectar mais com os filhos?

Luciane oferece aos pais uma ferramenta para ser usada ao longo do desenvolvimento dos filhos. “Antes Que Você Cresça” abre a oportunidade para que as percepções e os sentimentos das crianças sobre escola, família e amigos sejam evidenciados. A obra é também uma maneira de eternizar as memórias da infância.

Vale destacar que o trabalho de Luciane na literatura também é uma extensão do conteúdo produzido e compartilhado nas redes sociais. No perfil “Neuro sem Neura”, a médica apresenta dicas sobre saúde mental, sono e desenvolvimento na infância. Ela ainda tira dúvidas dos mais de 150 mil seguidores – na maioria pais e mães -, que a acompanham diariamente.

Sobre a autora
Natural de Niterói (RJ), Luciane Baratelli é médica neuropediatra, formada pela Universidade Federal Fluminense, e pós-graduada em medicina do sono da infância e adolescência pelo Instituto do Sono. É criadora do canal “Neuro Sem Neura”, no Instagram e Facebook, que somados têm mais de 200 mil seguidores. O podcast de mesmo nome complementa o trabalho ao trazer temas como desenvolvimento infantil, sono e criação de filhos.

Além de “Antes Que Você Cresça”, Luciane escreveu também “Antes que eu chegasse – 90 perguntas para fazer a quem veio antes de você” e “Sono Infantil Sem Neura”. Luciane também é cocriadora da plataforma “Trio do Sono”, que oferece cursos para profissionais de saúde que queiram se aprofundar em sono infantil.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -