25.5 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Batistas celebram 120 anos no Estado do Espírito Santo

Foto: Reprodução

Dentre as comemorações, no próximo sábado (15), às 8h, acontecerá uma concentração evangelística no Centro de Linhares

Por Patricia Scott 

Um ano marcante para a Igreja Batista. A denominação celebra, em 2023, os 120 anos no Estado do Espírito Santo e 87 em Linhares. Segundo a Convenção Batista do Estado do Espírito Santo, atualmente, os batistas estão presentes nos 78 municípios capixabas, com 722 igrejas e congregações, chegando ao número de 83 mil membros.

Para comemorar, no próximo dia 15 de abril, sábado, acontecerá uma extensa programação. A partir das 8h acontecerá uma concentração evangelística no Centro de Linhares. O evento está sob a coordenação da juventude batista e contará com a participação do projeto Cristolândia.

No mesmo dia 15 de abril, às 17h, ocorrerá a Assembleia Geral Extraordinária da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo e, às 19h, o culto de celebração pelo aniversário de 120 anos aberto ao público. Será na Primeira Igreja Batista de Linhares. Como orador oficial estará o pastor Luciano Estevam Gomes, e, no louvor, o conhecido cantor gospel Carlinhos Felix.

- Continua após a publicidade -

Vale salientar que, nesta quarta-feira (12), aconteceu uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Linhares para comemorar a importante data. O coro do projeto Cristolândia esteve pressente à solenidade legislativa.

“Grande parte da democracia ocidental se deve aos princípios batistas. Da liberdade da consciência à independência entre igreja e Estado. Fomos chamados para ser sal da Terra e luz do mundo. Tudo que fazemos é para a honra de Deus. O foco está em glorificar o nome do nosso salvador Jesus”, disse o pastor Marcos José Milagres, que representou o pastor Raphael Abdala, presidente da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo. 

História em solo capixaba

Em 21 de agosto de 1903, surgia a Primeira Igreja Batista em solo capixaba, no município de Afonso Cláudio, em Ribeirão do Firme. Os missionários Zacarias C. Taylor e A. L. Dunstan, após consagrarem Francisco Silva ao ministério e realizarem um concílio, organizaram, com 60 pessoas, aquela que, hoje, é a Primeira Igreja Batista em Alto Firme.

A segunda igreja organizada pelos missionários Taylor e Dunstan, juntamente com o Pr. Chiquinho, foi em Figueira de Santa Joana, hoje Itarana, em 24 de agosto. Já a terceira igreja foi a Primeira Igreja Batista de Vitória, no dia 2 de setembro de 1903, com 14 pessoas, que se reuniram numa casa caiada de branco, chão batido e telhado de zinco, na localidade denominada Morro de Argolas. Os batistas encerram o ano de 1903, com três igrejas organizadas, 91 membros, e um pastor.

No ano seguinte, no dia 6 de outubro de 1904, acompanhado de sua esposa, Alice Wymer Reno, e da pequena Margarida, chega ao Estado o missionário americano Loren Marion Reno. Ele assumiu o pastorado das três primeiras igrejas, e o Pr. Francisco, agora sob a liderança de Loren Reno, incumbido das responsabilidades missionárias de vasta área, abrangendo o interior do nosso Estado e parte de Minas Gerais.

Nessa época, o campo capixaba, que abrangia todo o Estado e parte do Leste de Minas Gerais, ainda estava sob a liderança da Missão Batista da Bahia, a qual Loren ficou subordinado. No entanto, Reno, em 1905, criou a Missão Victoriense, desvinculando todo trabalho batista capixaba da Missão da Bahia. A partir daí, Loren Reno começou a treinar novos evangelistas, enviava-os aos campos. A Missão Victoriense passou a sustentar os evangelistas, inclusive o pastor Francisco da Silva. Assim, o trabalho dos batistas no Espírito Santo ganhou forma institucional.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -