Seminário: importância da assistência religiosa nos presídios

A organização espera que encontro contribua tanto para um maior engajamento da Igreja quanto para uma atuação que levem em conta outros parâmetros bíblicos.

Acontece no dia 2 de setembro, na igreja evangélica Vida e Paz, em Contagem (MG), o seminário Igreja e Sistema Prisional.

Além de capacitar e proporcionar a troca de experiências entre pessoas envolvidas com capelania prisional, líderes de igrejas evangélicas e demais pessoas envolvidas com o sistema prisional, o encontro também quer sensibilizar a comunidade evangélica quanto à necessidade de uma assistência religiosa nos presídios que seja relevante e de qualidade.

O seminário é fruto da parceria entre o Conselho de Pastores de Contagem, a Tearfund e o Conselho da Comunidade de Contagem.

CHACINA

Em janeiro deste ano a morte de mais de 100 detentos em três diferentes unidades prisionais chamou a atenção para a guerra entre as facções criminosas dentro de presídios brasileiros e expôs a fragilidade do sistema penitenciário nacional.

O bacharel em Direito, com doutorado em Ciências da Religião e estudioso do sistema prisional, Antônio Carlos Silva, denuncia essa realidade no e-book 5 Motivos Para Se Envolver com Capelania Prisional.

“Estamos diante de um sistema que rejeita, em grande medida, os valores e normas da sociedade extra muros, especialmente porque o indivíduo, tão logo ingressa na prisão, tem que aprender a se portar de acordo com a cultura carcerária”.

Segundo ele, essa cultura estimula o cometimento de crimes, obriga a que o preso integre uma facção criminosa no interior do presídio e proíbe a denúncia de atitudes de qualquer comparsa.

Além disso, pune com abusos sexuais os acusados de estupro e, com a pena de morte, os que cometem crimes contra crianças, os policiais corruptos e os devedores de drogas”.

MORTES

Grande parte das mortes dentro dos presídios não acontece apenas em função de rebeliões e conflitos entre os presos, mas também em decorrência de doenças decorrentes das péssimas condições sanitárias a que são submetidos os presidiários no Brasil.

Além da falta de estrutura básica dos presídios há ainda o problema da super lotação, já que a população prisional no país cresceu 575,2% desde 1990.

Quase a metade desta população (41%) ainda aguarda por julgamento atrás das grades.

SEMINÁRIO

O Seminário contará com a participação de especialistas e operadores do sistema operacional, que compartilharão experiências bem sucedidas.

A organização espera que encontro contribua tanto para um maior engajamento da Igreja quanto para uma atuação que levem em conta outros parâmetros bíbli00cos, que não apenas a abordagem “evangelizador-conversionista”.

SERVIÇO

Evento: Seminário Igreja e Sistema Prisional.
Local: Igreja Evangélica Vida e Paz, Contagem (MG).
Data: 2 de setembro.
Informações e inscrições: (31) 3568-1401 | contato@terfundbrasil.org
A participação é gratuita.

Compartilhe